EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h54.
Numa tentativa de elevar a confiança do consumidor, algumas das maiores companhias de internet dos Estados Unidos uniram-se para lançar um novo sistema de anúncios baseado em cliques, que pode se tornar a maior fonte de recursos do setor. Segundo o jornal britânico Financial Times, a discussão gira em torno das fraudes e outros abusos que, nos últimos tempos, tem aumentado e minado a confiança de internautas e publicitários.
A Interactive Advertising Bureau (IAB), associação que representa Google, Yahoo e outras companhias de internet, está trabalhando para tentar padronizar a forma como os cliques são medidos e interpretados. Carregar um anúncio toda vez que o usuário clica em cima dele tem sido a principal forma de abordagem dos anunciantes e o coração dos sistemas de busca do Google, Yahoo e Microsoft. No entanto, as companhias têm sido acusadas de fraude nos cliques, que seriam gerados apenas para elevar o faturamento.
Um estudo do Google realizado no mês passado para avaliar os cliques concluiu que não há consenso sobre como interpretar o comportamento dos usuários que clicam mais de uma vez sobre o mesmo anúncio. Os publicitários queixam-se da falta de transparência na contabilidade do sistema baseado em cliques. Já as empresas, não divulgam como realizam a contagem e não realizam auditoria.
O presidente do Conselho de Mídia, George Ivie, órgão que regula os sistemas de mensuração dos meios de comunicação nos Estados Unidos, diz que a agência irá examinar a questão.
O crescimento dos anúncios online está incentivando o desenvolvimento de novas regras para o setor. Um novo modelo, no entanto, pode levar de seis a oito anos para ficar pronto. Já há, porém, alguns caminhos para medir o número de vezes que os anúncios são vistos pelos internautas.