Vídeos curtos: formato cresce como ferramenta essencial para marcas e profissionais em 2025 (//Divulgação)
Publicado em 1 de fevereiro de 2025 às 11h45.
Última atualização em 3 de fevereiro de 2025 às 11h43.
Se tem algo que ninguém discute é o poder dos vídeos curtos. TikTok, Reels, Shorts… o formato tomou conta das redes e virou peça-chave para marcas que querem ser vistas, lembradas e compartilhadas. Em 2025, a tendência se intensifica. E quem ainda não entrou nesse jogo está perdendo tempo.
Mas aqui está a grande sacada: isso não é apenas uma tendência. Para especialistas, essa é uma grande janela de oportunidade sem precedentes. Eles afirmam que nunca antes foi tão acessível para marcas e profissionais alcançarem milhões de pessoas (e clientes) com tão pouco investimento.
Agora, a questão não é mais se vídeos curtos funcionam. Na verdade, a pergunta é: sua empresa e sua carreira estão preparadas para isso?
A disputa pela atenção do público está mais acirrada do que nunca. Com timelines lotadas e concorrência feroz, prender o olhar das pessoas se tornou o maior desafio do marketing digital. "É como se o mundo virasse uma vitrine infinita", afirma Leonardo Cirino, CMO da EXAME e Saint Paul.
"Cada clique apresenta uma nova marca. E, com tantas possibilidades e uma concorrência cada vez mais acirrada, a grande questão é: como se destacar e ganhar atenção de um cliente que vê tantos anúncios por dia?", questiona o especialista. Para ele, a resposta pode estar nos vídeos curtos.
Um vídeo bem-feito pode levar uma marca do anonimato ao topo em questão de horas. Mas o viral não acontece por acaso. Ele segue padrões: roteiros envolventes, edições dinâmicas, trilhas sonoras estratégicas e formatos pensados para prender o usuário do primeiro ao último segundo.
E não estamos falando apenas de grandes empresas. Negócios locais, startups e empreendedores estão aproveitando essa tendência para competir com gigantes do mercado. Com a estratégia certa, um vídeo de 15 segundos pode gerar um volume de vendas que, há alguns anos, só seria possível com investimentos milionários em mídia tradicional.
"Quantas marcas gigantes gastam milhões em anúncios e, mesmo assim, não têm um resultado tão expressivo? Enquanto isso, uma empresa média ou até mesmo um creator muitas vezes consegue engajar mais e vender mais com uma fração desse investimento", afirma Cirino.
O mundo digital está se transformando e os vídeos curtos são a ponta de lança dessa mudança. Para Leonardo, marcas e profissionais que aprenderem essa linguagem terão mais visibilidade, engajamento e oportunidades. E quem ignorar essa revolução, perderá espaço.
"E os que sabem, já estão liderando a frente de marketing de grandes empresas, se destacando no mercado ou empreendendo", diz.
A boa notícia? Ainda há tempo para se preparar. E esse momento é agora.
Para quem deseja se destacar e potencializar resultados em marketing, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, uniu forças com a Saint Paul, uma das escolas de negócios mais renomadas do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
O treinamento, 100% online e com certificado, foi desenvolvido para capacitar profissionais a transformar desafios complexos em oportunidades de crescimento, liderar estratégias de branding e performance e impulsionar as vendas dentro de suas empresas.
Com uma carga horária de 3 horas, o curso está dividido em quatro aulas, sendo a última ao vivo, ministrada por Leonardo Cirino, especialista na área. A proposta é aliar teoria e prática para entregar um conteúdo relevante e aplicável ao mercado.
O investimento é de apenas R$ 37,00 e a flexibilidade é um dos destaques: o curso pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Ao final do programa, os participantes recebem um certificado de participação assinado pela EXAME e pela Saint Paul, um diferencial para enriquecer o currículo.