Marketing

Fiat Cinquecento compara Dustin Hoffman e o "cigano Igor" em comercial

Campanha criada pela agência Fiat mostra que "tamanho não é documento"

Dustin Hoffman aparece comparado, de uma maneira bem-humorada, ao ator Ricardo Macchi (Divulgação)

Dustin Hoffman aparece comparado, de uma maneira bem-humorada, ao ator Ricardo Macchi (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2011 às 10h46.

São Paulo - A Fiat dará início, neste domingo (28), a uma de suas mais importantes campanhas do ano: o reposicionamento de seu Cinquecento, agora um carro mundial do fabricante e que aqui ganhará versões mais “democráticas”, visando a ampliação de sua penetração no mercado.

A nova campanha brasileira foi lançada oficialmente na noite desta terça-feira (23), durante convenção em Miami para revendedores do Brasil e da América Latina e tem como protagonista Dustin Hoffman – conforme adiantado pelo propmark na coluna Supercenas de 27 de junho –, que incorpora o próprio Cinquecento no comercial como o “pequeno grande ator”: pequeno em estatura (1,65), porém gigante em talento (68 filmes).

Esse conceito marca a campanha como um todo, segundo João Ciaco, superintendente de marketing da Fiat. “É a primeira campanha que fala mesmo em produto e posiciona este que é o carro mais significativo da história da Fiat como um carro pequeno com atributos de carro grande, com tecnologia que muitas vezes não se encontra nem nos carros maiores”, diz Ciaco.

O “novo Cinquecento” é, desde o lançamento no mercado norte-americano, o carro mundial da fabricante - mas terá sua “globalidade” permanentemente misturada à brasilidade.

Por isso, na campanha, Dustin Hoffman aparece comparado, de uma maneira bem-humorada, ao ator Ricardo Macchi - seu extremo oposto: grande em tamanho (1,90m), pequeno em... talento como ator, pois fez apenas uma novela de sucesso na vida.

Esta é também a primeira campanha assinada pela “Agência Fiat”, fruto da parceria entre a Leo Burnett Tailor Made e a AgênciaClick Isobar, integrando o on e o offline.

Marcelo Reis, vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made, conta que o processo foi iniciado há cerca de três meses e que as duas agências desenvolveram juntas o conceito, e que depois partiram para desenvolver peças dentro de suas respectivas especialidades.


“A criação foi a quatro mãos. Não é fácil dividir a criação, pois os egos são sempre muito grandes, e alinhar os processos é sempre um grande desafio. Mas a boa parceria com o marketing da Fiat facilitou tudo, e nosso objetivo sempre foi realizar o melhor trabalho para o cliente. Deu certo e chegamos a um conceito criativo muito poderoso, o que facilitou muito o trabalho.”, descreve Reis.

O VP de criação conta que alguns atores foram considerados para o papel, entre eles Jude Law e Al Pacino, mas Hoffman foi o que melhor se encaixou na personalidade que buscavam para o carro.

O filme “Casting” leva a assinatura do cineasta brasileiro Fernando Meirelles. Gravado em Los Angeles e São Paulo, com produção da O2, a peça prova que não é preciso ser grande para ser um “atorzão”. E também não é preciso ser grande para ser um ‘carrão’, já que o novo Cinquecento, apesar de pequeno, é um exemplo de sofisticação, tecnologia, bom gosto e qualidade.

A brincadeira reafirma a assinatura da campanha - "Fiat Cinquecento. É um carrão. Você que ainda não tinha percebido".  A veiculação começa no domingo (28) na TV e também poderá ser vista na internet pelo hotsite oficial do Cinquecento, que conta com versões para tablets e smartphones, na Fanpage do carro ou no brand channel no YouTube.

Interação online

No hotsite, além de conhecer as novas versões e poder personalizá-las no “Monte Seu Carro”, há novas atividades. Lá é possível acessar a appstore para baixar um aplicativo especial para iPad e iPhone gratuitamente: o ‘Seja um atorzão’.

O aplicativo simula um teste de casting, ambientado em um set de filmagens e, ao movimentar o tablet, é possível ter uma visão panorâmica do ambiente.

Um diretor virtual convida o usuário a testar se tem potencial para ser um “atorzão”. O usuário escolhe em que tipo de filme quer fazer o teste, e então é proposto um texto específico.


Todas as opções trazem a palavra ‘Cinquecento’ com o objetivo de ensinar a pronúncia correta do nome do carro. Ao repetir o texto, a voz é gravada e passa por uma avaliação, para em seguida mostrar o resultado. No final, é possível fazer uma viagem virtual pelo interior do Cinquecento.

O Twitterzão  também integra a estratégia interativa da campanha. Acessando o perfil, o usuário entra em um encurtador de textos onde qualquer texto pode ser reduzido, respeitando o limite de 140 caracteres.

Integrando-se ao conceito criativo da campanha, o site traz uma adaptação para entreter os usuários nas redes sociais: “É um textão. Você que não viu”.

Também integram a campanha banners interativos nos principais portais nacionais, spots e mídia impressa nos principais veículos nacionais e regionais, bem como em publicações especializadas.

Na segunda semana de setembro, entra no ar o segundo filme da campanha, “Carrão x carrão”, desta vez dirigido por Renato Amoroso, que mostrará a praticidade do Cinquecento nas grandes cidades.

O filme mostrará dois motoristas: um em um Cinquecento, e outro em um carro maior. Ao tentar estacionar, o motorista do Cinquecento o faz na maior facilidade, enquanto o outro, claro, terá que procurar uma outra vaga onde caiba seu carro.

Com este segundo filme no ar, a FanPage lança o aplicativo Trilhão, que faz as pessoas interagirem com sons do carro, propondo uma reedição da trilha do novo filme da campanha. Após personalizado, o filme com a nova trilha pode ser compartilhado.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas italianasFiatMontadorasPublicidadeVeículos

Mais de Marketing

Ayrton Senna ganha boneco Funko exclusivo que celebra sua fase na McLaren

Conar manda tirar do ar campanha da NotCo com 'mamíferos' após repesentação da Parmalat

De bebês mamíferos ao garoto Bombril: relembre 5 campanhas que marcaram época

Experiência com propósito: como Heineken, Elo e Itaú conectam emoção e negócio