Marketing

Dove traz mulheres reais em fotografias de Mario Testino

Nova campanha sobre real beleza da Dove fala de diversidade e representatividade em fotografias do fotógrafo peruano Mario Testino; leia entrevista

Megan: fotografada por Mario Testino em nova campanha da Dove (Mario Testino/Dove/Divulgação)

Megan: fotografada por Mario Testino em nova campanha da Dove (Mario Testino/Dove/Divulgação)

Guilherme Dearo

Guilherme Dearo

Publicado em 6 de abril de 2017 às 16h28.

Última atualização em 6 de abril de 2017 às 17h49.

São Paulo – Acostumado a fotografar as modelos mais famosas e belas do mundo, o fotógrafo de moda peruano Mario Testino teve um novo desafio na nova campanha da Dove: fotografar a beleza das mulheres reais.

A campanha "Dove Real Beauty Pledge" traz a celebração da beleza individual e a mostra como fonte de confiança, não de ansiedade.

Nas fotografias estão mulheres raramente contempladas nas fotografias de Moda ou preteridas em campanhas publicitárias - como negras, orientais e mulheres com alguma deficiência física.

Participaram da campanha, também, mulheres cujo corpo não seguem as regras impostas por muitas publicações, grifes e marcas.

O ensaio fotográfico foi produzido pela MARIOTESTINO+, a agência criativa de Testino baseada em Londres.

Mario Testino em trabalho para a Dove: nova campanha sobre a real beleza

Mario Testino em trabalho para a Dove: nova campanha sobre a real beleza (Dove/Divulgação)

Os 30 retratos produzidos trazem 32 mulheres, entre 11 e 71 anos, de 15 países diferentes.

As fotografias serão exibidas em Nova York, na exposição que comemora os 60 anos da Dove.

Desde 2004, a marca mantém a Campanha para a Real Beleza. Em pesquisas, ela já descobriu que uma grande reclamação é a falta de representatividade e diversidade.

71% das mulheres e 67% das meninas gostariam que publicações e campanhas retratasse mulheres de aparência física mais diversa em termos de raça, idade, forma e tamanho.

Em entrevista à EXAME.com, o fotógrafo Mario Testino falou um pouco sobre seu trabalho com a Dove e como ele enxerga questões como padrões de beleza e corpos retocados via Photoshop.

Depois, confira algumas das imagens produzidas.

Mario Testino em trabalho para a Dove: nova campanha sobre a real beleza

Mario Testino em trabalho para a Dove: nova campanha sobre a real beleza (Dove/Divulgação)

Entrevista

Exame - Você pode definir o que é Beleza no século 21?
Testino – A beleza real é uma mistura única do que é externo com a beleza encontrada no interior, mas também é algo que alguém pode sentir – alguém pode ser muito bonito se projeta uma energia positiva. Há, certamente, diferentes estéticas em diferentes tempos, lugares e sociedades. Descobrir isso é muito excitante. Beleza exterior pode ficar chata porque, uma vez que você já a viu, não há mais nada a ser descoberto. A verdadeira beleza vem de dentro e continua a crescer dento de nós.

Exame – Qual a diferença entre fotografar Gisele Bündchen no Rio de Janeiro ou Kate Moss em Nova York e fotografar mulheres que não são modelos em estúdio?
Testino – Muitas delas [mulheres que participaram da campanha da Dove] não sabiam que eu iria fotografá-las até o último minuto. Elas ficaram muito emocionadas quando descobriram. E essa reação me emocionou muito. Mesmo elas sendo mulheres reais e não modelos treinadas, não tive problema em fotografá-las. Foi um exercício bem diferente se comparado com outros trabalhos, mas não tive de mudá-las de maneira alguma, não tive de embelezá-las. Tive, apenas, que trazer a personalidade real delas, o que foi muito interessante. Achei a história de vida delas muito inspiradoras.

Exame – Muitas publicações ainda retocam em excesso as fotografias de modelos. Algumas vezes, criando erros grotescos e gafes hilárias. Por que isso ainda acontece? Como você evita isso em seu trabalho?
Testino – É uma discussão bem traiçoeira. Eu não acredito em retoque para mudar a fisiologia de alguém. Mas retocar não é apenas sobre a manipulação digital. Retocar deveria ser uma ferramenta permitida para realçar o que já existe. Se você quer mudar o cabelo, você corta o cabelo. Isso é retocar. Se você usa maquiagem para realçar o rosto, isso é retocar. Até mesmo ir ao dentista pode ser considerado um retoque. Algumas vezes, quando eu não tenho uma parede da altura que eu quero, eu a aumento digitalmente. Isso também é realçar a fotografia.

Exame – As mulheres da campanha da Dove se comportam de uma maneira diferente no estúdio se comparado com modelos profissionais. Como isso afeta o seu trabalho? Como dirigi-las de modo a criar o efeito almejado pela campanha, de “real beleza”?
Testino – Penso que apenas um sorriso já é o suficiente para você ficar bonito. Nas fotografias, quando todos estão lindos, eles normalmente estão sorrindo. No estúdio, eu me sentei com elas o tempo todo, inclusive na hora de cabelo e maquiagem, e conversei com elas. Tomei café da manhã com elas. Você começa a descobrir quem são.

Fotografias

Acompanhe tudo sobre:CosméticosDoveFeminismoFotografiaindustria-de-cosmeticosMarcasModaMulheres

Mais de Marketing

Aparência do conhecimento: como a IA vem criando uma epidemia de falsos especialistas

Empresário falido de 39 anos ficou milionário vendendo pedras como animais de estimação

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing

Com Nestlé, BRF e Boticário na carteira, Grupo HÜK estreia mirando R$ 100 milhões em 2025