Marketing

Disney aumenta produções na América Latina

"Quando toca o sino" começa a ser gravado no Brasil e grande parte de programas será produzida na Argentina

High School Musical: seriado foi o primeiro da Disney a destacar o valor da música para atingir a audiência jovem (.)

High School Musical: seriado foi o primeiro da Disney a destacar o valor da música para atingir a audiência jovem (.)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2010 às 11h04.

São Paulo - O ano ainda não acabou e a Disney já anunciou seus novos filmes, programas e temporadas na grade de programação do Playhouse Disney Channel, Disney Channel e Disney XD para 2011. Exibidos somente em TV fechada, os canais apostam em produções locais, especialmente feitas para a América Latina, tudo em alta definição.

A maior parte das gravações, mesmo as em português, são realizadas em Buenos Aires. Porém, algumas já começam a ser gravadas no Brasil, como é o caso de "Quando Toca o Sino". O seriado conta a história de nove amigos que sempre se encontram na hora do intervalo para discutir e enfrentar situações engraçadas. Devido à boa aceitação do público, a gravação da segunda temporada já começou. E também haverá uma versão para o restante da América Latina.

Outra série que começa no primeiro trimestre do próximo ano é "Peter Punk" que aborda o público adolescente e muita música. A série também é gravada na América Latina e promete ser o principal lançamento do início de 2011. "A série vai ao encontro do que os adolescentes gostam, que é rock", disse Andrea Salinas, diretora de marketing da Disney Brasil. A executiva ainda ressalta a vantagem do programa ser gravado na América Latina. "Temos a mobilidade em levar talentos e bandas brasileiras para participar do programa e isso também se estende para o desenvolvimento de produtos".

Aliás, a música tornou-se a "galinha dos ovos de ouro" para a Disney desde o lançamento da franquia "High School Musical", em 2006. Em seguida vieram o seriado "Hannah Montana" e "Camp Rock", filme que tem a participação do Jonas Brothers, banda que faz sucesso entre os jovens e que também tem seriado no Disney Channel, o "Jonas L.A.".

A prova disso, segundo Andrea, foi a exibição do filme "Camp Rock 2" no feriado da Independência, que rendeu o primeiro lugar em audiência para o público adolescente em TV fechada. Isso representou um crescimento de 70% em relação à terça-feira anterior, no mesmo horário. E em relação ao segundo lugar a diferença foi de sete pontos.


Divulgação

O bom desempenho do filme é resultado da campanha que foi realizada anteriormente. O Disney Channel exibiu programetes ao longo de sua programação mostrando os bastidores do filme, além de cinco videoclipes com as músicas do filme. Também houve a realização de uma promoção com a Sky, na qual a Disney enfeitou 50 estandes da operadora de televisão por assinatura em shopping centers e supermercados. "Isso é o bacana da Disney: trabalhamos com planejamento sinérgico, uma comunicação única", comentou Andrea. Quando o filme foi lançado nos cinemas, na pré-estreia todos os adolescentes convidados já conheciam as letras das músicas porque o CD foi lançado um pouco antes do filme. A patrocinadora da marca é a Vivo.

Aliás, a empresa, segundo Maurício Krijus Jacob, diretor da Disney Media + Brasil, tem uma grande preocupação em relação à publicidade e patrocínio. "O anunciante tem que se adequar ao target, o conteúdo tem que ser para aquele público. Não adianta querer anunciar para falar com os pais. Tem que falar o target daquele programa", explicou Jacob. Além dos novos programas em seus canais em TV fechada, a Disney segue com o contrato exclusivo com a Rede Globo para a exibição de seus desenhos animados, seriados e filmes.

O licenciamento de produtos é outro segmento em que a empresa aposta, principalmente com o desenho animado "Phineas e Ferb", que tem alta audiência na Rede Globo. "Estamos com licenciamento de material escolar e alimentos para 'Phineas e Forb'. E para Marvel, que adquirimos há um ano, temos um programa intenso de licenciamento", afirmou Andrea.

Outra estratégia que a Disney usa é o cruzamento de programação entre seus canais. Filmes, seriados e programas que passam em um, também passam em outro para oferecer oportunidade diferenciada de horário para os telespectadores, além de falar com diferentes faixas etárias de crianças e adolescentes.

Leia mais notícias sobre marketing

Siga as notícias de marketing do site EXAME no Twitter


Acompanhe tudo sobre:TVTelevisãoLançamentosestrategias-de-marketing

Mais de Marketing

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa

Ser 'esquisito' está em alta — e a Vans trouxe o Felca pra provar