Marketing

Consumidores ainda preferem correspondências físicas

Estudo mostra que na hora de abrir cartas ou pacotes, os personalizados, coloridos e com imagens são os preferidos

Cartas e envelopes: Independente do conteúdo, os consumidores dão destaque para catálogos, faturas e itens promocionais (Agne Kveselyte / SXC)

Cartas e envelopes: Independente do conteúdo, os consumidores dão destaque para catálogos, faturas e itens promocionais (Agne Kveselyte / SXC)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2012 às 15h27.

Rio de Janeiro - A praticidade do envio de e-mails e mensagens de textos no celular não foi capaz de fazer os consumidores abandonarem as cartas. De acordo com pesquisa da Leflein Associates, divulgada pela Pitney Bowes Semco, mesmo na era da comunicação digital a correspondência física ainda é a preferida: 95% dos entrevistados abrem regularmente cartas e pacotes e gostam mais deles do que de telefonemas ou meios digitais.

Independente do conteúdo, os consumidores dão destaque para catálogos, faturas e itens promocionais. Boa parte do alto índice de aceitação das cartas está no fato, segundo o relatório, de que elas são mais seguras, privadas e confidenciais. Outro ponto é que as correspondências físicas geralmente são percebidas por serem provenientes de uma fonte confiável.

Quando o assunto é Marketing, as mensagens promocionais, personalizadas e setorizadas inseridas em boletos ou extratos, chamadas de transpromo, têm índice de até 83% de abertura e leitura imediatamente após o recebimento. O retorno nesse tipo de ação chega a aproximadamente 30%.

Na hora de abrir a correspondência, os consumidores levam em conta as mensagens coloridas. Títulos com cores e imagem na parte da frente da carta aumentam a taxa de abertura em 69%, em comparação com um mesmo envelope em branco. No local de trabalho, esse índice é de 23%. A parte de trás também é lembrada: 44% dos participantes da pesquisa a observam quando recebem uma correspondência em casa ou no trabalho.

Acompanhe tudo sobre:E-mailE-mail marketing

Mais de Marketing

EXCLUSIVO: Heineken investiu R$ 7 milhões em tour imersivo dentro da nova fábrica

'Esqueceram de Mim': Macaulay Culkin revive Kevin em campanha de Natal

SXSW 2026 detalha programação com mais de 250 sessões temáticas

CMOs ganham protagonismo na agenda de sustentabilidade corporativa