Dos entrevistados, 59% afirmaram que conhecer e confiar na marca são aspectos importantes na hora da compra (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.
Rio de Janeiro - O consumidor brasileiro prefere marcas conhecidas na hora de comprar alimentos e bebidas. É o que diz um estudo realizado pelo Departamento do Agronegócio (Deagro) da Fiesp em parceria com o Ibope. Dos entrevistados, 59% afirmaram que conhecer e confiar na marca são aspectos importantes na hora da compra. O arroz e o feijão aparecem como os produtos em que o conhecimento mais pesa para a decisão, com 44% e 36%, respectivamente.
Questionados sobre os critérios que usarão futuramente para escolher produtos, entretanto, a confiança e o conhecimento registram queda, passando a representar 42%. Gosto e sabor influenciam, atualmente, a compra de 47% dos entrevistados. Futuramente, essa porcentagem cai para 31%. Os consumidores também valorizam os alimentos nutritivos e enriquecidos com vitaminas. As expectativas de consumo destes produtos atual e futura praticamente não variam: hoje, 32% dão prioridade a eles. Pensando no futuro, a média sobe para 33%. Já a qualidade é o valor que mais agrega respeito aos produtos para 21% dos consumidores.
O preço foi o quesito menos significativo na hora da opção por produtos. Hoje, ele é decisivo para 28% dos entrevistados e, no futuro, será para 23% deles. O interesse pelo lançamento de iogurtes (32%), bolachas e biscoitos (28%) e sucos prontos (27%) também é destaque, seguidos por chocolates e bombons (25%), queijos (24%) e alimentos congelados ou semiprontos (21%). A conveniência e a praticidade dos alimentos são priorizadas por 34% dos entrevistados. O estudo foi apresentado durante o Brasil Food Trends 2020, nesta terça-feira, dia 18, e disponibiliza gratuitamente informações de mercado e de comportamento a 22 mil empresas do setor de alimentos e bebidas.
Leia mais notícias sobre consumidores