Marketing

Marcas conhecidas de alimentos e bebidas são as preferidas

Estudo da Fiesp e do Ibope traça perfil de consumo no segmento

Dos entrevistados, 59% afirmaram que conhecer e confiar na marca são aspectos importantes na hora da compra (.)

Dos entrevistados, 59% afirmaram que conhecer e confiar na marca são aspectos importantes na hora da compra (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Rio de Janeiro - O consumidor brasileiro prefere marcas conhecidas na hora de comprar alimentos e bebidas. É o que diz um estudo realizado pelo Departamento do Agronegócio (Deagro) da Fiesp em parceria com o Ibope. Dos entrevistados, 59% afirmaram que conhecer e confiar na marca são aspectos importantes na hora da compra. O arroz e o feijão aparecem como os produtos em que o conhecimento mais pesa para a decisão, com 44% e 36%, respectivamente.

Questionados sobre os critérios que usarão futuramente para escolher produtos, entretanto, a confiança e o conhecimento registram queda, passando a representar 42%. Gosto e sabor influenciam, atualmente, a compra de 47% dos entrevistados. Futuramente, essa porcentagem cai para 31%. Os consumidores também valorizam os alimentos nutritivos e enriquecidos com vitaminas. As expectativas de consumo destes produtos atual e futura praticamente não variam: hoje, 32% dão prioridade a eles. Pensando no futuro, a média sobe para 33%. Já a qualidade é o valor que mais agrega respeito aos produtos para 21% dos consumidores.

O preço foi o quesito menos significativo na hora da opção por produtos. Hoje, ele é decisivo para 28% dos entrevistados e, no futuro, será para 23% deles. O interesse pelo lançamento de iogurtes (32%), bolachas e biscoitos (28%) e sucos prontos (27%) também é destaque, seguidos por chocolates e bombons (25%), queijos (24%) e alimentos congelados ou semiprontos (21%). A conveniência e a praticidade dos alimentos são priorizadas por 34% dos entrevistados. O estudo foi apresentado durante o Brasil Food Trends 2020, nesta terça-feira, dia 18, e disponibiliza gratuitamente informações de mercado e de comportamento a 22 mil empresas do setor de alimentos e bebidas.

Leia mais notícias sobre consumidores

Acompanhe tudo sobre:AlimentosConsumidoresMarcasTrigo

Mais de Marketing

A nova aposta da Rexona: desodorante para o corpo todo, não só para as axilas

Campanha da Oficina com Milton Nascimento foge das convenções. Ainda bem

Havaianas encardida? Marca renomeia chinelo após viralizar como meme

Lembra do ‘Pipoca com Guaraná’? Jingle volta em campanha com Netflix e Wandinha; assista