Marketing

Consumidor está menos confiante, diz Ibope Inteligência

A partir de maio o Indicador Nacional de Expectativa do Consumidor será divulgado mensalmente

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Rio de Janeiro - O consumidor está menos confiante. Pelo menos é o que diz o Indicador Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), do Ibope Inteligência, que registrou queda de 3% em abril comparado ao mês de março. Essa é a segunda queda consecutiva do índice. O resultado é calculado a partir de pesquisas de opinião pública e tem como objetivo avaliar o sentimento do consumidor em relação a fatores que afetam a sua decisão de compra.

No estudo, todos os índices que compõem o INEC registraram queda na comparação com o mês anterior. Os aspectos relacionados à situação financeira, endividamento e expectativa com relação à própria renda foram os que registraram menores números. As quedas observadas nos índices de situação financeira e endividamento foram de, respectivamente, 5,2% e 4,6%. Isto significa que os consumidores encontram-se mais endividados e com situação financeira pior que nos últimos meses.

O índice de expectativa de renda pessoal recuou 4,5% e registra o menor nível desde junho de 2008. O otimismo do consumidor quanto à evolução futura da inflação e do desemprego também diminui. Os índices registraram recuo de 1,3% e 2,9%, respectivamente.

Leia mais notícias sobre Consumidores

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresPesquisas de mercado

Mais de Marketing

CMO da IBM Brasil, Mariana Lemos assume nova área de experiência do cliente na América Latina

Essa é a habilidade número 1 que as empresas buscam em profissionais – veja se você possui

Eles estão transformando likes e polêmicas em milhões de reais – e as marcas estão de olho nisso

Os 'influencers' vão acabar? Estudo mostra dez tendências de marketing que vão bombar em 2025