Marketing

Consumidor brasileiro está mais confiante

Índice Nacional de Expectativa do Consumidor de novembro de 2011 teve um aumento de 0,4% na comparação com outubro

Apesar da melhora em novembro, números mostram que o consumidor continua demonstrando receio acerca da trajetória da inflação (Getty Images)

Apesar da melhora em novembro, números mostram que o consumidor continua demonstrando receio acerca da trajetória da inflação (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 13h07.

São Paulo - A confiança do consumidor apresenta tendência moderada de melhora. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) de novembro de 2011, medido pelo Ibope Inteligência e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), aumentou 0,4% na comparação com outubro, seguindo a tendência de aumento registrado nos últimos três meses e acumulando crescimento de 1,3% no período.

A maioria dos componentes do INEC mostra evolução positiva na comparação entre novembro e o mês anterior, com a exceção de dois: endividamento e expectativa de evolução de desemprego. Esse último é o único componente do INEC que não registra melhora no acumulado dos últimos três meses.

O INEC situa-se abaixo do registrado em novembro de 2010, assim como todos os seus componentes. O índice daquele mês está entre os maiores da série histórica e registrava elevada confiança do consumidor.

Apesar da melhora em novembro, o consumidor continua demonstrando receio acerca da trajetória da inflação. O indicador de expectativa de evolução da inflação aumentou 1,2% frente ao registrado com outubro, mas é o único dos componentes do INEC abaixo de sua média histórica (-11,3%). O índice encontra-se 15,1% abaixo do observado em novembro de 2010.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresConsumoPesquisas de mercado

Mais de Marketing

Seu chocolate sumiu? Hershey’s lança barra com alarme antifurto

Com premiação recorde, 'novo' Mundial de Clubes da Fifa acelera negócios nos EUA

Com balsa no Rio Pinheiros e shows, Amstel promove ‘carnaval holandês' em SP (de graça)

Budweiser leva torcedores brasileiros à final do Mundial de Clubes de 2025, nos EUA