São Paulo - Quando o assunto é mercado alimentício, uma estratégia consagrada das marcas consiste em criar os seus mascotes. Personagens que tentarão se comunicar diretamente com os consumidores. Esses personagens, carismáticos ou divertidos, acabam ficando tão famosos quanto as marcas. A empresa 99designs, o maior mercado online do mundo para designers e que usa um modelo de crowdsourcing, resolveu analisar a história e origem de alguns desses mascotes mundialmente conhecidos. Confira com exclusividade em EXAME.com, na galeria de imagens, a história de seis grandes marcas e seus personagens.
Personagem: Ronald McDonald. História: Ronald foi criado em 1963 e apareceu como merchandising no programa do ator Willard Scott, que interpretava o palhaço Bozo. Ronald era apresentado como o "Hamburger-Happy Clown".
Personagem: Coronel Sanders História: A rede de fast food Kentucky Fried Chicken’s se baseou em um homem de verdade. O coronel Harland David Sanders, do Tennessee, foi o fundador da empresa. Ele começou a vender frango frito na beira da estrada durante a Grande Depressão, no fim dos anos 1920.
Personagem: Tony, the Tiger História: Quem criou o famoso tigre do cereal matinal foi a agência Leo Burnett, em 1951. Ele competiu com um canguru chamado Katy, um gnu chamado Newt e um elefante chamado Elmo. Tony e Katy ganharam e estrelaram algumas embalagens, mas apenas Tony resistiu ao tempo.
Personagem: Quaker Man História: o senhor das caixas de aveia Quaker é um mistério. A companhia diz que é um senhor qualquer vestido com a tradicional roupa Quaker. Ele também é um dos mascotes mais antigos do mundo da publicidade, com mais de 130 anos de existência.
Personagem: Chester, the Cheetah História: Chester é uma cheetah (guepardo). Ele foi criado nos anos 1950 como um gato "cool" com um sotaque britânico.
Personagem: Kool Aid Man História: O homem-jarra-de-suco foi criado em 1954 por Marvin Plotts, que se inspirou no desenho que seu filho tinha feito com o dedo em uma janela embaçada. Ele ficou tão famoso que apareceu no desenho Os Simpsons e até em uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York.
8. Agora veja como ficariam os logos criados por grandes pintoreszoom_out_map
Montadora de carros muda logo e adota conceito de 'modernismo exuberante', mas compromete essência com um branding estético desconectado de seu legado cultural