São Paulo - Há muito tempo a Nissan faz da provocação praticamente uma linha mestra para a sua comunicação. O caminho ousado, tanto no Brasil como internacionalmente, passa pelo ato de brincar com a concorrência ou até mesmo com marcas de outros segmentos, como aconteceu na semana passada, quando a empresa parodiou um comercial polêmico da Seara e a famosa "Guerra dos Presuntos". Não é o único caso, entretanto, de companhia que utiliza essa estratégia como artificio. Na propaganda, a disputa por market share ou share of mind acirra incisivamente a disputa. Sem pensar muito é possível relembrar vários "Fla-Flus" no mundo dos negócios. Samsung vs. Apple e Coca-Cola vs. Pepsi são certamente os mais populares. Não por acaso, as marcas vivem se provocando através das propagandas. Agora você confere alguns dos mais interessantes anúncios com ironias e críticas para a concorrência.
O Burger King criou um comercial para promover sua Chicken Fries, um frango empanado em formato de batata frita. O filme usa uma linguagem jovial, recheada de gírias, numa conversa entre galinhas. O mote é "Se pá eu quero! #chickenfries". Rápido no gatilho, o perfil do KFC no Facebook alfinetou a concorrência, com o post abaixo:(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, script, facebook-jssdk));
Se pá tem gente por aí querendo ser KFC.#soseforkfc #kfcoriginal #omelhorfrango #entendedoresentenderao Posted by KFC on Sexta, 24 de abril de 2015
Agora é o contrário. Cinco pessoas de diferentes lugares do mundo tatuaram um Big Mac. Com essa informação em mãos, o Burger King propôs a esses fãs do McDonalds que viessem ao Brasil "conhecer um novo hambúrguer". Foi então que veio a surpresa: suas tatuagens foram reformadas por Ami James, um dos tatuadores mais famosos do mundo.
Na ação, a Samsung decidiu expandir sua campanha "Wall Huggers", que tira sarro da baixa autonomia dos iPhones. A marca resolveu anunciar bem próximo de onde os usuários da Apple têm problemas: a tomada. A ação nos aeroportos americanos promove o Samsung Galaxy S5 e sua função Ultra Power Saving Mode. "Assim você tem o poder de estar em qualquer lugar, menos aqui".
A Apple é uma das marcas mais lembradas pela concorrência, mas também nunca deixou passar a oportunidade de ironizar os seus rivais. O filme é uma série criada pela empresa da maça com a intenção de mostrar como a Apple é jovem e descolada, enquanto a Microsoft continua quadrada e antiquada.
Essa é talvez uma das guerras mais antigas da propaganda mundial. O embate começou com uma peça desenvolvida pela belga Buzz in a Box especialmente para o Dia das Bruxas. Na imagem, a bebida se transformava em sua eterna rival, a Coca-Cola. Contando com a paixão de seus fãs e com o poder da internet, a Coca "lançou" uma resposta.
Neste anúncio, a Nokia mata dois coelhos com uma cajadada, como se diz na gíria: promove o lançamento de seu smartphone e ainda tira um sarro da velha briga entre Apple e Samsung.
O minimalismo tem dominado as mudanças de logotipos em grandes marcas, mas será que a uniformidade está afetando a autenticidade e a diferenciação das empresas?
Lançamento celebra os 30 anos do legado do piloto, com três modelos do boneco que relembram momentos marcantes da carreira de Senna e fortalecem a estratégia de licenciamento da Senna Brands
Ação de Guaraná Antarctica oferece ao público a chance de percorrer a curva 'S do Senna' e assistir aos primeiros episódios da minissérie sobre o piloto produzida pela Netflix