Marketing

Conar divulga carta lamentando postura de Hyundai e Z+

Em comunicado, entidade cita as repetidas infrações que anunciante vem cometendo em campanhas publicitárias, criadas pela agência

Hyundai já foi denunciada em 11 processos por propaganda comparativa desde o ano passado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Hyundai já foi denunciada em 11 processos por propaganda comparativa desde o ano passado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2010 às 17h10.

São Paulo - O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) divulgou nesta sexta-feira (29) a carta pública em que cita as repetidas infrações que a Hyundai vem cometendo em suas campanhas publicitárias, criadas pela Z+.

No documento, a entidade lamenta a postura do anunciante e da agência, citando, como alguns dos problemas, peças que trazem “alegações de superioridade não comprovadas e apresentação segmentada de dados que não refletiam as efetivas conclusões de pesquisas e fontes utilizadas”

Leia abaixo, na íntegra, o documento assinado pelo Conar:

“O CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, instituição de direito privado cujos objetivos primordiais são o de zelar pela integridade ética da propaganda comercial veiculada no país e o de consolidar os princípios da autorregulamentação publicitária no mercado brasileiro, torna público que:

1 – Através da representação n° 227/09 foram examinados anúncios veiculados sob a responsabilidade do Anunciante Hyundai Caoa do Brasil Ltda. e de sua Agência Z+ Comunicação Ltda., em razão de queixa formulada por Brazil Trading Ltda. (Kia Motors do Brasil S/A), pela utilização das expressões “Hyundai. Já é a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo – U.S.News Ranking & Reviews – 19/08/2009”, “Até a Kia, sua divisão barata, ganhou notícia”, “Ranking da produção Mundial – 1º Semestre/2009. 4º lugar: Hyundai – Fonte: Carro On Line – 11/08/2009”, “Hyundai - Eleita Melhor do Mundo – 2009 – Highest Initial Quality – J.D.Power and Associates. Hyundai – Melhor do Mundo” e “Ranking de Qualidade J.D.Power - 4º lugar: Hyundai (Primeiro lugar entre as marcas de grande volume de vendas)".

2 - Assegurado, e exercido, amplo direito de defesa aos responsáveis pelos anúncios, (ambos associados ao CONAR, portanto pactuantes das normas de autorregulamentação publicitária), todas essas expressões foram julgadas irregulares, e sustadas liminarmente em 04/09/2009, medida tornada definitiva em 1ª Instância (em 05/11/2009) e mantida em 2ª Instância (em 11/03/2010); mesmo assim, a frase reprovada “Melhor do Mundo” continuou a ser utilizada em outros anúncios de responsabilidade de Hyundai e Z+Comunicação.

3 - Por isto, e considerando como agravante os casos precedentes de reprovação de anúncios das referidas empresas, pelos mesmos motivos (alegações de superioridade não comprovadas e apresentação segmentada de dados que não refletiam as efetivas conclusões de pesquisas e fontes utilizadas, algumas delas, inclusive, contraditadas por levantamentos posteriores e já conhecidos à época da veiculação dos anúncios - representações n° 289/04, 073/08, 116/08, 283/08, 318/08, 069/09, 089/09, 169/09 e 012/10), a Primeira Câmara e a Câmara Especial de Recursos do Conselho de Ética do CONAR propuseram a adoção de Divulgação Pública face ao desacatamento das medidas preconizadas. Submetida esta ao Plenário do Conselho de Ética, restou aprovada a aplicação da sanção proposta, o que ora se faz.

4 - O CONAR, portanto, informa publicamente sobre as infrações cometidas por meio de anúncios com expressões reprovadas que continuaram a ser veiculados, e o faz no estrito cumprimento das normas regentes de sua atividade, lastimando que o fato envolva duas empresas associadas à instituição.

São Paulo, 29 de outubro 2010.

GERALDO ALONSO FILHO
1° Vice-Presidente do CONAR , no exercício da Presidência.”

Acompanhe tudo sobre:ConarEmpresasEmpresas coreanasestrategias-de-marketingHyundaiMontadorasPublicidade

Mais de Marketing

Aprenda a usar inteligência artificial para criar campanhas publicitárias mais eficientes

Quando é a Black Friday de 2024?

Jaguar: um rebranding que ignorou a essência da marca

Jaguar muda logo e promete "renascer" com novo modelo 100% elétrico