Marketing

Como a inteligência artificial está transformando o marketing

Esse foi o tema do mais recente encontro do Clube CMO na Casa Dupac

Marcelo Tripoli e Pedro Valente, da Exame (Divulgação/Divulgação)

Marcelo Tripoli e Pedro Valente, da Exame (Divulgação/Divulgação)

Ivan Padilla
Ivan Padilla

Editor de Casual e Especiais

Publicado em 10 de agosto de 2023 às 14h15.

Última atualização em 20 de outubro de 2023 às 14h07.

“Quem aqui usa ChatGPT ou alguma ferramenta de inteligência artificial no dia a dia?” Foi com essa provocação que André Lopes, editor de Inteligência Artificial da EXAME, começou o debate do encontro do Clube CMO, que aconteceu na noite desta quarta-feira 9 na Casa Dupac, em São Paulo.

A pergunta foi dirigida aos membros do Clube, heads de marketing de empresas líderes em seus setores. O tema do encontro foi como a Inteligência Artificial está apresentando soluções para os negócios e transformando o marketing.

Além de Lopes, participaram do debate Fernanda Belfort, head de soluçōes de marketing da Salesforce, e Diogo Cortiz, doutor em tecnologias da inteligência e design digital e estudioso dos impactos da tecnologia na economia global.

A inteligência artificial é uma moda passageira?

Para coisas simples o machine learning funciona bem. Para coisas complexas, as respostas vêm complexas”, diz Fernanda. “Trata-se de uma enorme caixa preta ainda. Como seres humanos estamos acostumados a evoluções lineares, não exponenciais.”

Segundo a executiva da Salesforce, uma grande mudança aconteceu quando se ampliou a abordagem do conhecimento. “No passado, o desenvolvimento de IA acontecia em mundos diferentes, disciplinas apartadas. Mas descobrimos que tudo isso pode ser transforado em linguagem.”

De acordo com Cortiz, todo mundo tem se perguntado se essa é uma onda passageira. “Todo mundo viu o que aconteceu com o metaverso. Mas claramente a resposta aqui é não, não se trata de uma moda passageira. Sabíamos que estávamos perto desse ponto de inflexão e este ano a IA veio com tudo.”

O especialista afirma que essas ferramentas trabalham com algo muito específico que é a inteligência humana, a forma como organizamos o pensamos, nos comunicamos. “Agora temos uma máquina que conversa com a gente, muitas vezes com conteúdo mais persuasivo do que o nosso. As perguntas mais importantes para fazer para o IA são aquelas que não foram feitas.”

O que é o Clube CMO?

O Clube CMO é uma parceria entre a EXAME e a agência de marketing digital Zmes, destinado a líderes de marketing das organizações, entre diretores, CMOs  e vice-presidentes. O intuito do clube é possibilitar troca de conhecimento, resolução de problemas e discussões produtivas sobre o mercado publicitário.

Os associados participam de jantares de relacionamento e encontros de learning com especialistas nos temas abordados. Os membros têm participação ativa no conteúdo da EXAME, por meio de podcast, matérias de cobertura dos eventos e coluna do Clube CMO.

O Clube CMO tem patrocínio da HYPR, NEOOH e Salesforce, e conta com apoio a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Confira quem participou do encontro de ontem.

Acompanhe tudo sobre:marketing-digitalInteligência artificialexame-ceoClube CMO

Mais de Marketing

Sundown e Anacapri lançam collab para o verão com itens de moda e proteção

O futuro do marketing imobiliário: por que não se deve mais vender apartamentos

Campanhas com homens em papéis positivos impulsionam vendas e valor de marca

Marcas investiram R$ 100 bilhões em live marketing em 2024