Marketing

Cogumelo do Sol é multada por propaganda enganosa

O valor da multa é de R$ 98,784 mil


	Cogumelo do sol: companhia divulgou material explorando supostas propriedades terapêuticas do produto, anunciando que serviria para prevenção, tratamento e cura de doença
 (Divulgação/Cogumelo do Sol)

Cogumelo do sol: companhia divulgou material explorando supostas propriedades terapêuticas do produto, anunciando que serviria para prevenção, tratamento e cura de doença (Divulgação/Cogumelo do Sol)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de abril de 2014 às 22h11.

Brasília - O governo decidiu multar a empresa Cogumelo do Sol Agaricus do Brasil Comércio Importação e Exportação em R$ 98.784,00 por propaganda enganosa. A decisão foi tomada pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).

Em 2010, o DPDC recebeu ofício do Ministério Público do Estado de Minas Gerais sobre o assunto. Foi quando começaram as investigações. Segundo verificou o governo, a Cogumelo do Sol divulgou material publicitário explorando supostas propriedades terapêuticas de produto com o mesmo nome, anunciando que o alimento serviria para prevenção, tratamento e cura de doenças. O Ministério da Saúde declarou que não havia qualquer comprovação cientifica sobre essas propriedades.

Segundo o MJ, a Cogumelo do Sol argumentou que seus produtos não fazem mal à saúde dos usuários e que vinha se adequando à legislação sanitária brasileira. Mas essa justificativa não foi acolhida pelo DPDC, que verificou a ocorrência da publicidade enganosa e aplicou a sanção.

A aplicação da multa levou em consideração os critérios do Código de Defesa do Consumidor. O valor deve ser depositado em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) do Ministério da Justiça e será aplicado em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores.

Texto atualizado com mais informações às 22h05min do mesmo dia.

Acompanhe tudo sobre:direito-do-consumidorIrregularidadesMinistério da Justiça e Segurança PúblicaPublicidade

Mais de Marketing

O Boticário lança maior produção audiovisual de sua história com campanha de Natal

Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?

Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a Candide

Drive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromo