Marketing

Circulação de jornais cresceu 2% no primeiro semestre

IVC registrou média de 4,2 milhões de exemplares por dia durante o período

No total, o IVC considerou 94 dos 97 títulos afiliados para realizar o levantamento (.)

No total, o IVC considerou 94 dos 97 títulos afiliados para realizar o levantamento (.)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de julho de 2010 às 20h08.

São Paulo - O IVC (Instituto Verificador de Circulação) aponta que a circulação média do meio jornal cresceu 2% no Brasil durante o primeiro semestre de 2010. A constatação leva em conta as publicações filiadas à entidade e considera a comparação entre o período deste ano e o mesmo de 2009. Entre janeiro e junho de 2010, a média de circulação dos jornais no País foi de 4.255.893 exemplares por dia.

O final do primeiro quadrimestre do ano já havia sido positivo para a mídia, com alta de 1,5%. No total, o IVC considerou 94 dos 97 títulos afiliados para realizar o levantamento - três ficaram de fora por não terem concluído a entrega dos dados de junho a tempo.

"No último trimestre do ano passado, com o arrefecimento da crise econômica mundial, já era perceptível a recuperação na circulação dos jornais", afirma Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC. O executivo acredita ainda na possibilidade de que a Copa do Mundo tenha interferido negativamente no resultado. "Em junho, registramos decréscimo considerável na circulação, com queda acentuada na venda avulsa. Foi o menor índice desde janeiro de 2008. Comportamento semelhante foi verificado em junho de 2006, o que abre a hipótese de que a Copa tenha gerado este impacto. O volume de vendas por assinaturas não sofreu essa alteração no mesmo mês", explica.

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoDesenvolvimento econômicoestrategias-de-marketingMídiaServiços

Mais de Marketing

Quando é a Black Friday de 2024?

Jaguar: um rebranding que ignorou a essência da marca

Jaguar muda logo e promete "renascer" com novo modelo 100% elétrico

Sundown e Anacapri lançam collab para o verão com itens de moda e proteção