Marketing

Cenp lança Pacto para promover boas práticas no mercado publicitário

Projeto estreou na FAAP com o objetivo de aproximar estudantes da realidade do mercado e reforçar a importância da autorregulação

Líderes do mercado publicitário discutem o impacto do Pacto Cenp e a promoção de práticas sustentáveis durante o evento na FAAP (Rafayane Carvalho/FAAP)

Líderes do mercado publicitário discutem o impacto do Pacto Cenp e a promoção de práticas sustentáveis durante o evento na FAAP (Rafayane Carvalho/FAAP)

Eric Messa
Eric Messa

Professor e colunista

Publicado em 28 de março de 2025 às 19h11.

Última atualização em 28 de março de 2025 às 19h12.

Tudo sobrePublicitários
Saiba mais

Em um movimento estratégico para moldar o futuro da indústria, o Cenp – Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário — estreou nesta semana seu projeto Cenp nas Universidades na FAAP (Faculdade Armando Alvares Penteado). A iniciativa busca conectar os jovens em formação com a realidade do mercado e apresentar o Pacto Cenp, um guia de boas práticas e transparência para o mercado publicitário.

O evento reuniu estudantes de publicidade, relações públicas e jornalismo e contou com a presença de líderes como Luiz Lara (presidente do Conselho do Cenp e Chairman da TBWA\Brasil), Ricardo Silveira (VP de Creative Insights da AlmapBBDO) e Regina Augusto (Diretora Executiva do Cenp e professora da FAAP).

O Pacto Cenp é um guia de boas práticas que visa promover relações mais sustentáveis e equilibradas no ecossistema da publicidade. Aborda temas como concorrências justas, transparência nos processos, sustentabilidade financeira e planos de incentivo, buscando estimular práticas mais saudáveis e transparentes, considerando a diversidade do mercado.

Como um dos pilares da autorregulação, o Cenp busca um modelo concorrencial inclusivo. O Pacto Cenp é um convite a parcerias de longo prazo, promovendo uma prática criativa e sólida. Em um contexto de mercado de extrema fragmentação de negócios, a consideração dos interesses de todos os stakeholders é crucial. O Pacto visa cuidar das contratações de serviços éticas e sustentáveis, propondo práticas alinhadas à lei, sem limitar a livre iniciativa.

Durante o evento, Regina Augusto destacou o trabalho árduo e silencioso do Cenp para garantir a sustentabilidade do mercado. Luiz Lara lembrou a importância da propaganda, citando campanhas memoráveis como a do Bombril, que foi importante para transformar uma simples esponja de aço em um produto com multifunções.

Por fim, Ricardo Silveira (Chester), compartilhou seu processo criativo para a campanha do Pacto Cenp, enfatizando a autorregulação como um caminho necessário para a manutenção do mercado.

O Pacto Cenp surge como resposta à concorrência predatória, buscando expor práticas inadequadas e abordando pilares como concorrências, transparência, sustentabilidade financeira e planos de incentivo. Os profissionais ressaltaram que o pacto colocado em prática, ajudará a expor aqueles que não respeitam as práticas sustentáveis, tornando mais fácil eliminar a prática predatória.

Acompanhe tudo sobre:Agências de publicidadePublicidadePublicitários

Mais de Marketing

Campanha da Oficina com Milton Nascimento foge das convenções. Ainda bem

Havaianas encardida? Marca renomeia chinelo após viralizar como meme

Lembra do ‘Pipoca com Guaraná’? Jingle volta em campanha com Netflix e Wandinha; assista

Mind-to-machine: só as marcas mais lembradas serão recomendadas pela IA