Marketing

Carnaval do Rio será transmitido em 3D para o mundo

Espetáculo das escolas de samba também vai ganhar versão tridimensional para os cinemas. Anunciantes ocuparão espaço de destaque na TV

O objetivo é transportar o espectador para a Marquês de Sapucaí, enfatizando os momentos mais marcantes dos desfiles - como a entrada dos carros alegóricos (Divulgação/ Globo)

O objetivo é transportar o espectador para a Marquês de Sapucaí, enfatizando os momentos mais marcantes dos desfiles - como a entrada dos carros alegóricos (Divulgação/ Globo)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2012 às 09h08.

São Paulo - Da Marquês de Sapucaí para o mundo, em três dimensões. Esta é a novidade que a TV Globo apresentará, no Carnaval 2012, aos telespectadores que vivem fora do Brasil. Eles poderão acompanhar os desfiles em 3D, em uma inovação que confirma a aposta da emissora na aplicação dessa tecnologia na transmissão de grandes eventos ao vivo. A expertise nessa área será decisiva em uma provável transmissão em 3D da Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

O diretor de pesquisa e desenvolvimento da Globo, José Dias, esteve na última quinta-feira na Cidade do Samba para uma primeira visita aos barracões das escolas. Responsável pelos projetos em 3D da emissora, ele observou de perto as particularidades dos carros alegóricos de cada agremiação, imaginando a melhor forma de retratá-los com os recursos da nova tecnologia. O objetivo é transportar o espectador para a Marquês de Sapucaí, enfatizando os momentos mais marcantes dos desfiles - como a entrada dos carros alegóricos.

Para esses momentos, e também para os intervalos comerciais, será reservado o efeito mais impressionante da tecnologia 3D. Trata-se do paralaxe negativo, aquele que faz a imagem "saltar" da tela, e é obtido com uma câmera Full 3D. No restante do tempo, as câmeras são normais, e o sinal é convertido para ter efeito tridimensional apenas da tela para dentro, dando a sensação de profundidade. A ideia é não cansar o público e, de quebra, faturar alto, reservando um espaço nobre para os anunciantes.

A emissora já havia testado a tecnologia durante os desfiles das escolas de samba de 2011, enviando o sinal tridimensional para 20 cidades brasileiras pelo canal 701 da NET, acessível aos assinantes do pacote de alta definição (HD). Em 2010, os testes limitaram-se a exibições nos camarotes da Sapucaí e em hotéis.

Outra novidade para este ano é a produção de um documentário - também em 3D - para exibição em salas de cinema IMAX. O filme reunirá imagens dos desfiles, além de mostrar o trabalho nos barracões da Cidade do Samba. Será uma oportunidade de lucrar com o Carnaval para além do calendário de desfiles. O roteiro ainda vai começar a ser escrito.

Acompanhe tudo sobre:3DCarnavalEmpresasEmpresas brasileirasGloboServiços

Mais de Marketing

Por que os brasileiros estão boicotando e cancelando marcas nas redes sociais?

Cinco tendências em publicidade e marketing, segundo Simon Cook, CEO do Cannes Lions

Rock the Mountain 2024: yoga, tirolesa, brindes e ativações surpresas do festival

Fiat convida motoristas 'virgens' para dirigir o primeiro híbrido