Marketing

Campeã, Beija-Flor já é disputada por patrocinadores para ano que vem

Escola é assediada pelo governo do Ceará, pelo Ministério da Cultura de Angola e por produtores de vinho do Rio Grande Sul

Roberto Carlos: garoto-propaganda da Nestlé foi a estrela do desfile da Beija-Flor (Divulgação/Beija-Flor)

Roberto Carlos: garoto-propaganda da Nestlé foi a estrela do desfile da Beija-Flor (Divulgação/Beija-Flor)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de março de 2011 às 20h27.

Rio - Com o título do carnaval carioca nas mãos, a Beija-Flor de Nilópolis se tornou o centro da disputa de três governos interessados em apoiar a escola no desfile do ano que vem. Nas próximas semanas, a agremiação deve escolher como seu enredo para 2012 o Ceará, retratando principalmente o artesanato local e a figura do Padre Cícero. Enquanto não toma a decisão oficial, a escola é assediada também pelo Ministério da Cultura de Angola e por produtores de vinho do Rio Grande Sul.

Nos últimos meses, integrantes da comissão de carnaval da escola foram a Fortaleza e a Porto Alegre para reuniões com representantes de instituições locais. Uma viagem a Angola está marcada para a semana que vem, mas o diretor de carnaval da Beija-Flor, Luiz Fernando do Carmo, o Laíla, indica que basta um telefonema do governo cearense para que o enredo seja definido.

"Se o Ceará me ligar amanhã, eu nem viajo para Angola", garantiu o dirigente. "O Estado tem uma energia muito grande e eu vi fotos que dariam alegorias fantásticas. Quero voltar até lá para sentir essa energia de perto, mas o Anísio (presidente de honra da escola) já disse que adorou a ideia".

A Beija-Flor espera receber em breve um apoio formal do governo cearense, que pode patrocinar o desfile da escola ou se comprometer a buscar recursos de instituições privadas, como construtoras e bancos.

Os seis campeonatos conquistados pela Beija-Flor nos últimos dez anos transformaram a escola em uma das mais procuradas por patrocinadores, instituições e governos interessados em aumentar sua exposição durante o carnaval. As conversas costumam acontecer meses ou anos antes do desfile.

O enredo sobre Angola também pode ser descartado imediatamente pela Beija-Flor, pois a Vila Isabel já escolheu o país como tema de seu desfile de 2012, segundo o presidente de honra Martinho da Vila. "Pensamos em fazer esse enredo há algum tempo, conversamos com o Ministério da Cultura e decidimos homenagear o país no ano que vem, sem depender de patrocínio", afirmou.

O tema da produção do vinho no Brasil é discutido em parceria com a Vai-Vai, de São Paulo, e a Estado Maior da Restinga, de Porto Alegre. As três escolas conversam com representantes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), mas ainda não têm empresas formalmente interessadas em patrocinar o projeto.

Acompanhe tudo sobre:CarnavalEscolas de sambaestrategias-de-marketingPatrocínio

Mais de Marketing

Ayrton Senna ganha boneco Funko exclusivo que celebra sua fase na McLaren

Conar manda tirar do ar campanha da NotCo com 'mamíferos' após repesentação da Parmalat

De bebês mamíferos ao garoto Bombril: relembre 5 campanhas que marcaram época

Experiência com propósito: como Heineken, Elo e Itaú conectam emoção e negócio