Barra de chocolate da Hershey's: nova campanha não pegou bem. (Scott Olson/Getty Images)
Vanessa Barbosa
Publicado em 15 de agosto de 2018 às 15h04.
Última atualização em 15 de agosto de 2018 às 15h10.
São Paulo - No ano em que completa 50 anos no México, a marca de chocolates Hershey's lançou a campanha milionária #HacerElBienSabeBien, em que influenciadores digitais (a maioria brancos) se fotografavam ajudando pessoas de comunidades de baixa renda (a maioria pardas).
A ideia da ação segundo a marca era enviar uma mensagem positiva sobre fazer bem aos outros, mas seu desfecho não pegou nada bem.
Muitos dos que viram as imagens circulando nas redes sociais chamaram a investida de "classista" e "oportunista", de acordo com o BuzzFeed.
Para os críticos, a campanha só era benéfica para os influenciadores enquanto os que mais precisavam de ajuda eram usados como meros "figurantes".
https://twitter.com/GeorginaTennant/status/1028762777115156480
Ooootro FAIL de la publicidad en México... ¿Por qué acusan de “clasista y racista” a la campaña de Hershey’s? https://t.co/KC9IV0zNc7 #Hacerelbiensabebien pic.twitter.com/J7OK02sHZC
— Sopitas (@sopitas) August 13, 2018
La campaña de los chocolates Hershey's, #HacerElBienSabeBien, está dejando un sabor a racismo en redes sociales https://t.co/06xPhIASxe pic.twitter.com/d34xZaWKb7
— HuffPost México (@HuffPostMexico) August 12, 2018
A campanha foi originalmente lançada em abril, mas só recentemente as repercussões negativas ganharam fôlego. Hershey's possui duas fábricas no México onde 90% da produção é para consumo local e 10% para exportação.
20 MILLONES DE PESOS en la campaña más elitista y falsa al puro estilo de las campañas políticas, grave error de @Hersheys y una bola de influencers sin ética ¿No podemos hacer el bien sin sacarle provecho? #HacerElBienSabeBien y si se puede cobrar mejor #aylosodio pic.twitter.com/TAt47fvJ55
— Nicho PeñaVera (@DijoNicho) August 12, 2018
Em resposta às críticas, a Hershey's excluiu as imagens da campanha de seu perfil oficial no Instagram e emitiu um comunicado pedindo desculpas.
"Reconhecemos que nossa execução da campanha foi inadequada e oferecemos desculpas a todos aqueles que possamos ter ofendido", diz a marca. "A campanha foi imediatamente suspensa e lamentamos não ter transmitido corretamente nossa mensagem."