Marketing

Caixa fará novo comercial com Machado de Assis

Banco tenta se desculpar de gafe, após retratar o escritor com ator branco em filme

Caixa: banco usa ator branco para interpretar Machado de Assim (Divulgação)

Caixa: banco usa ator branco para interpretar Machado de Assim (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2011 às 12h42.

São Paulo - Depois de suspender o comercial que retratava o escritor Machado de Assis como branco - na vida real, o escritor era mulato -, a Caixa Econômica Federal (CEF) está produzindo um novo filme para corrigir a gafe, que gerou críticas de consumidores e da Seppir.

A medida foi comunicada por meio de um ofício encaminhado à Ouvidoria da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), depois que o órgão do governo federal pediu oficialmente à Caixa que retirasse o anúncio do ar.

Na ocasião, a Seppir afirmou ainda, por meio de nota, que havia encaminhado pedidos de providências também ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e ao Ministério Público Federal.

No documento encaminhado à Seppir, além do pedido de desculpas pela caracterização inadequada do escritor na peça publicitária, a presidência do banco informa as providências adotadas para retificar o erro, afirmando que em nenhum momento, houve premeditação ou intenção de alterar a sua origem racial.

A Caixa também informou que notificou as emissoras de TV, pedindo a suspensão da veiculação do filme, e que excluiu a exibição da peça do seu sítio eletrônico.

O documento reafirma ainda que as providências vão ao encontro do esperado e consolidam o acordo de cooperação que está sendo firmado com a Seppir, órgão com o qual o banco reforça o interesse em agregar esforços às ações em prol das causas raciais e sociais.

Assista ao filme

https://youtube.com/watch?v=-uV3ASr_sQg

Acompanhe tudo sobre:BancosCaixaConarEmpresasFinançasPublicidade

Mais de Marketing

Nike: CBF recusa oferta inicial da marca em busca de camisa mais valiosa do mundo

Diversidade, equidade e inclusão são negócios, defende executiva de marketing da Visa

Farm ganha destaque em "Emily in Paris" com look usado por Lily Collins

ChatGPT do vendedor: startup de automação de CRM com IA capta R$ 2,5 mi em rodada seed