Marketing

Bradesco e Claro fecham parceria para pagamento móvel

O cartão co-branded, que poderá ser usado para compras, pagamentos, saques e consultas de saldo e transferências, é o primeiro resultado da joint venture anunciada pelas duas empresas em 2011


	Loja da Claro no shopping Morumbi: as empresas também anunciaram o lançamento da tecnologia sem contato Near Field Communication (NFC)
 (Antonio Milena/Exame)

Loja da Claro no shopping Morumbi: as empresas também anunciaram o lançamento da tecnologia sem contato Near Field Communication (NFC) (Antonio Milena/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2012 às 17h16.

São Paulo - A operadora móvel Claro e o banco Bradesco anunciaram nesta quinta-feira um cartão pré-pago para transações financeiras e apresentaram também uma tecnologia destinada a facilitar a realização de pagamentos via celular.

O cartão co-branded, que poderá ser usado para compras, pagamentos, saques e consultas de saldo e transferências, é o primeiro resultado da joint venture anunciada pelas duas empresas em 2011.

As empresas também anunciaram o lançamento da tecnologia sem contato Near Field Communication (NFC), que permite transações de cartões de crédito e de débito pela aproximação de celulares ao terminal em estabelecimentos habilitados.

A expectativa das empresas é lançar o cartão no segundo trimestre do ano que vem, enquanto para a tecnologia NFC a previsão é de que a tecnologia tenha maior escala na segunda metade de 2013.


Segundo o diretor da Bradesco Cartões, Marcio Parizotto, os ganhos obtidos com a parceria serão igualmente divididos entre o banco e a operadora, e seu principal objetivo é atingir os mais de 46 milhões de pessoas não bancarizadas no Brasil.

Ainda assim, o executivo ressaltou que a tecnologia NFC será destinada principalmente a clientes de maior poder aquisitivo, enquanto o cartão pré-pago, chamado de "moedeiro", será um produto de baixo custo, com limite de transação a ser definido.

"Ainda não temos esse valor (limite), mas a princípio vai ter limite de segurança", disse ele, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira.

De acordo com Parizotto, o NFC será aceito na rede da Cielo. "A rede de aceitação, que é relevante, é a da Cielo", disse.

Segundo ele, apesar de não existir uma regulamentação específica para esse tipo de pagamento, os produtos deverão obedecer diretrizes dos órgãos reguladores.

"É importante que a gente esteja sempre alinhado com diretrizes regulatórias, ainda que a regulação efetivamente não exista," acrescentou.

Carlos Zenteno, presidente da Claro, ressaltou que o serviço não deverá sobrecarregar a rede da empresa, que também será utilizada.

"São transações muito simples, e os sistemas estão preparados para isso", disse a jornalistas.

Zenteno evitou entrar em detalhes, mas afirmou que a expectativa é de que os produtos "tenham uma aceitação muito boa".

Acompanhe tudo sobre:3GBancosBradescoClaroEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas mexicanasmeios-de-pagamentoOperadoras de celularServiçosTelecomunicações

Mais de Marketing

O Boticário lança maior produção audiovisual de sua história com campanha de Natal

Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?

Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a Candide

Drive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromo