Marketing

Ana Paula Padrão ajuda empresas a entenderem a nova mulher brasileira

Plataforma de conteúdo e eventos serve como canal de relacionamento em prol das marcas

Ana Paula Padrão: jornalista lança portal focado em conteúdo e entretenimento para a mulher da nova classe média brasileira (João Valerio/Contigo)

Ana Paula Padrão: jornalista lança portal focado em conteúdo e entretenimento para a mulher da nova classe média brasileira (João Valerio/Contigo)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de julho de 2011 às 15h42.

Rio de Janeiro - Quem está acostumado a assistir à jornalista Ana Paula Padrão apenas apresentando o Jornal da Record passará a vê-la transitando também pelo mundo do marketing.

Como empresária, ela lança em agosto uma plataforma de pesquisas e de comunicação voltada para o entendimento dos novos hábitos e desejos femininos e um portal de conteúdo focado em entretenimento e serviço para a mulher da nova classe média brasileira.

A causa de tudo é o empoderamento feminino. A mulher que é mãe, esposa e dona de casa hoje em dia é diferente das gerações passadas. Mas poucas empresas conseguem entendê-las.

Por isso, além de desenvolver uma série de pesquisas quantitativas e qualitativas ao longo dos últimos 10 anos sobre este universo, Ana Paula entra em comunidades e lares da nova classe média para conhecer em profundidade o perfil da nova mulher brasileira. 

Tudo isso forma um grande banco de dados e de conhecimento sobre as necessidades, desejos e hábitos de consumo da mulher no país. Para 71% do público feminino, por exemplo, o trabalho não é a maior prioridade, sendo a educação dos filhos e delas próprias o que vem em primeiro plano. Responsável por quase metade da renda familiar na base da pirâmide, esta mulher é quem decide o que e como comprar.

Portal de conteúdo e eventos fazem parte da plataforma

A ascensão social está muito ligada à inclusão, que pode ser feita por meio de produtos e serviços que entregam algo a mais. “Elas têm o poder de decisão de tudo e são fiéis aos produtos que entregam um serviço a elas”, conta Ana Paula.

“A mulher de hoje é diferente das gerações passadas e é esse entendimento que queremos passar para as empresas que estiverem interessadas”, afirma a fundadora da Touareg Conteúdo, empresa de geração de conteúdo que hoje conta com clientes como McDonald's, Unilever, Monsanto, Accenture, Vale, Itaú e Magazine Luiza.

As pesquisas sobre o universo feminino também serão feitas pela internet e em redes sociais. Para facilitar o agrupamento das mulheres e criar uma plataforma de relacionamento com elas, será lançando um portal de conteúdo feminino – Tempo de Mulher – que entregará não apenas entretenimento, mas principalmente prestação de serviço.

“Esse é o grande diferencial deste canal de comunicação que também será comercializado”, conta a jornalista.

A realização de eventos faz parte do projeto. Serão promovidos encontros com mulheres e executivos das classes A e B para conhecerem melhor este novo universo por meio das pesquisas desenvolvidas.

Participam do primeiro evento, no dia 9 de agosto, os palestrantes Luis Alberto Moreno, Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, Renato Meirelles, sócio-diretor do Instituto Data Popular, e Maria Carmen Barbosa, dramaturga, roteirista e autora de novelas da TV Globo, além da atriz norte-america Geena Davis e do jornalista e advogado norte-americano Dan Abrams.

Acompanhe tudo sobre:ComportamentoMídiaMulheresServiços

Mais de Marketing

Caravana de Natal da Coca-Cola Femsa Brasil percorre 85 cidades e tem até IA; veja locais

Spaten: como uma marca de 600 anos continua de pé e 'lutando' pelo consumidor?

Creamy, marca de skincare, expande portfólio e entra no mercado de perfumes

O que é preciso para ser um CMO nos dias de hoje? Philip Kotler responde à EXAME