Marketing

Ação cria retratos de vítimas de Mariana feitos com lama

O projeto "A Arte Nunca Esquece" quer trazer de volta ao debate público a tragédia de Mariana (MG), ocorrida em 5 de novembro de 2015

Ação cria retratos de vítimas de Mariana feitos com lama (Reprodução)

Ação cria retratos de vítimas de Mariana feitos com lama (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2016 às 19h33.

O projeto "A Arte Nunca Esquece" quer trazer de volta ao debate público a tragédia de Mariana (MG), ocorrida em 5 de novembro de 2015.

Em ação criada pela AlmapBBDO, a Panamericana Escola de Arte e Design enviou o ex-aluno e artista plástico Marcelo Tolentino para visitar a região coberta pela lama e conhecer as histórias de quem perdeu tudo no maior acidente ambiental ocorrido no Brasil.

A lama que devastou a cidade está sendo transformada em arte sob a forma de retratos das vítimas de Mariana.

Acompanhado do fotógrafo Alex Takaki, Marcelo foi até o local da tragédia, conheceu as vítimas e coletou a lama que arrasou com o ecossistema local e com a vida dos habitantes de Mariana. Com este material, iniciou o processo de reproduzir o rosto de quem sentiu na pele os impactos do vazamento de lama.

Para que a obra chegasse ao público certo, os retratos estão expostos nas ruas de Brasília, numa espécie de exposição a céu aberto, próxima ao Congresso Nacional. Assim, os políticos que estiveram ausentes nas duas sessões da Comissão Parlamentar da Câmara dos Deputados que, em março, que discutiriam o caso de Mariana, ambas canceladas por falta de quórum, estão sendo lembrados da tragédia que nunca sairá da memória de suas vítimas.

"A Arte Nunca Esquece" reforça o papel da arte em registrar e traduzir os momentos trágicos da humanidade, como o caso de Picasso com a obra Guernica, que relembra o bombardeio à cidade de Guernica na Guerra Civil Espanhola. A ação, além de voltar a discutir Mariana, pretende colocar na História o semblante e a identidade daqueles que terão que refazer as suas vidas e não estão encontrando respaldo efetivo junto a quem deveria atuar frente à maior tragédia ambiental de 2015.

yt thumbnail

Acompanhe tudo sobre:AdnewsDesastres naturaisEmpresasMariana (MG)Samarco

Mais de Marketing

Prêmio MMA Smarties Brasil 2024 bate recorde de inscrições e revela finalistas

Chocolate da Turma da Mônica, sucesso dos anos 90, está de volta ao mercado

Beyoncé protagoniza nova campanha da Levi's, marca famosa pelo jeans

Lista revela os 100 melhores gestores do mercado publicitário brasileiro