EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 26 de setembro de 2013 às 14h32.
São Paulo - Depois de colecionar protestos em blogs este ano, a Abercrombie & Fitch envolveu-se novamente numa situação controversa nas redes sociais. Dessa vez, no entanto, o conteúdo foi produzido pela própria marca: o que deveria ser uma brincadeira de marketing viral tornou-se fonte de rejeição para a grife americana.
A ideia era pegar carona no hit The Fox, um vídeo de humor criado pelos irmãos noruegueses Bård e Vegard Ylvisåker, de grande popularidade na web e cujas visualizações aproximam-se da marca dos 60 milhões.
A paródia da varejista de moda foi criada à la Abercrombie: a mesma música, só que cantada por jovens sem camisa, descolados, em forma, e modelos em roupas esvoançantes. Cinco dias depois de ser postado, o vídeo aparentemente não teve o objetivo esperado: a paródia tem cerca de 2 mil likes, só que 4,5 mil dislikes.
O filme também virou assunto - negativo - nas redes sociais. As críticas, mais uma vez, focam-se no pouco esforço pela diversidade dentro do marketing da grife. No Facebook, um dos usuários respondeu à marca: O que diz a raposa? Se você for feio, ou gordo, ou os dois, você não pode usar essas roupas. Pior vídeo de todos os tempos, e A Abercrombie precisa parar são exemplos de opiniões azedas postadas por usuários no Twitter.
Em 2011, a Abercrombie usou a música "Call Me Maybe" como trilha oficial de uma campanha promocional na qual recruou os mais belos vendedores para cantar sem camisa. O vídeo foi visto mais de 20 milhões de vezes no YouTube, e também teve recepção mista.
Assista à paródia da marca e ao vídeo original.
//www.youtube.com/embed/2TJU1r2mazU
//www.youtube.com/embed/jofNR_WkoCE