Marketing

A propaganda descobriu o Brasil

Abaixo você verá um compilado de peças que pontuam um Brasil particular, extraído da percepção dos criativos para gerar empatia e seduzir o público


	Muito se fala em estereótipos para a imagem do país, mas fugir de alguns elementos como o Samba, Carnaval, futebol, alegria e a irreverência parece um desafio gigantesco
 (Stock.xchng)

Muito se fala em estereótipos para a imagem do país, mas fugir de alguns elementos como o Samba, Carnaval, futebol, alegria e a irreverência parece um desafio gigantesco (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2013 às 18h25.

São Paulo - O dia 22 de abril representa a data de Descobrimento do Brasil. Mas e a propaganda? Ela já descobriu o nosso país? Agora, façamos um exercício rápido para imaginar como seria o Brasil se tivéssemos como referência apenas os conceitos que as marcas atribuem a nação em suas propagandas.

Nessa conta vamos deixar de lado o governo, que evidentemente vai explorar sempre temas positivos e o avanço de alguma área em suas campanhas, por questões meramente lógicas.

Mas a finalidade deste exercício é descobrir como as marcas estão explorando o produto Brasil em sua comunicação. Muito se fala em estereótipos para a imagem do país, mas fugir de alguns elementos como o Samba, Carnaval, futebol, alegria e a irreverência parece um desafio gigantesco.

A campanha ReBrasil da Y&R para a Itaipava, por exemplo, usa todos esses elementos para propor a reconstrução do país com o acréscimo de um ingrediente; o humor.

Abaixo você verá um compilado de peças que pontuam um Brasil particular, extraído da percepção dos criativos para gerar empatia e seduzir o público.

Nesta lista está uma campanha que foge de todos esses paradigmas. O primeiro comercial da marca Johnnie Walker desenvolvido especialmente para um país.

Criado pela NEOGAMA/BBH, o filme Keep Walking, Brazil, celebra o momento de progresso do Brasil, com uma superprodução internacional, como poucas realizadas localmente, onde um gigante desperta e começa sua caminhada avassaladora.

Outras campanhas são mais ufanistas, ou para suavizar o termo, integradoras da causa nacional. Este é o caso do comercial Imagine, criado pela Brahma para ironizar os mais pessimistas em relação ao bom andamento da Copa do Mundo 2014 no Brasil, competição patrocinada pela marca.

Veja os comerciais:

Keep Walking, Brazil - Johnnie Walker

yt thumbnail

ReBrasil - Itaipava

yt thumbnail

Imagine - Brahma

https://youtube.com/watch?v=0sRXCwvehrw

Aeroporto – Nike

yt thumbnail

Brasil - Correios

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:EsportesFutebolAnúncios publicitáriosHistóriaCopa do Mundo

Mais de Marketing

A resposta da Gap à polêmica campanha da American Eagle com Sydney Sweeney

Crise ética em Cannes expõe indústria da premiação e impulsiona debate sobre IA na publicidade

Cannes 2025: senadora dos EUA processa Whirlpool e Omnicom após manipulação com IA

Jovem de 29 anos de um bairro pobre de Londres ficou milionário ao vender sua empresa de marketing