Marketing

A história de Johnnie Walker

Celebramos a campanha institucional da marca de whisky, protagonizada pelo ator Robert Carlyle e lançada em 2009

A história de Johnnie Walker em campanha: Robert Carlyle narra a história do whisky mais famoso do mundo no vídeo criado pela BBH de Londres (Reprodução/YouTube/Thiago Ricieri)

A história de Johnnie Walker em campanha: Robert Carlyle narra a história do whisky mais famoso do mundo no vídeo criado pela BBH de Londres (Reprodução/YouTube/Thiago Ricieri)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 19h48.

São Paulo - O Adnews All Stars de hoje celebra a campanha institucional da marca Johnnie Walker protagonizada pelo ator Robert Carlyle e lançada em 2009.

O astro escocês, conhecido por filmes como Trainspotting, narra a história do whisky mais famoso do mundo no vídeo criado pela BBH de Londres.

Enquanto caminha pelas montanhas do país, Carlyle conta detalhes da trajetória de Johnnie Walker e de seus fundadores. O texto segura a atenção do espectador durante os mais de cinco minutos de vídeo.

A história da criação da campanha é curiosa. O redator Justin Moore, da BBH, tinha conseguido resumir 200 anos de história da marca num monólogo de cinco minutos e meio.

Logo que recebeu o texto, o diretor Jamie Rafn e o redator confabularam que seria maravilhoso se tudo fosse feito num só take, sem cortes. Mas quando as gravações começaram nada dava certo.

Era preciso acertar tudo. Carlyle teria de proferir o texto de maneira impecável, os objetos em cena teriam de funcionar da maneira correta, etc. No segundo dia, porém, todos começaram a acertar e um take ficava melhor que o outro.

Desafios técnicos também dificultaram a gravação. Ao AdAge, o diretor diz que um dos grandes problemas para o ator do vídeo eram as moscas do local. A equipe de gravação conseguia se proteger, mas ele não.

Outro desafio era conseguir prender a atenção do espectador com um filme de quase seis minutos e com apenas um protagonista - tirando o gaiteiro do início. Filmes com longos takes, como Russian Ark, foram as inspirações do diretor. Para quem vê o vídeo hoje, imagina que tudo foi fácil. Ledo engano.

Carlyle, que o diretor classifica como o Robert de Niro dos escoceses, teve de gravar a cena mais de 40 vezes. O take utilizado na campanha foi o derradeiro, do último dia de gravação. No fim, o ator ainda perguntou ao diretor: "Precisamos fazer mais um?". Não precisava, o vídeo estava pronto.

Entre os prêmios, o vídeo levou um Leão de Ouro em Cannes 2010, na categoria Film.

//www.youtube.com/embed/ifRwILNmrOs

Acompanhe tudo sobre:AdnewsComerciaisJohnnie WalkerMarcasPublicidade

Mais de Marketing

Nando Reis e Marcelo Falcão se apresentam em leilão beneficente em apoio à causa animal

Motorola lança smartphone com cores escolhidas pela Pantone

Fiat exibe gol do Botafogo em comercial no Jornal Nacional após 'interromper' jogo

Quer criar seu próprio azeite? Com Andorinha, clientes poderão criar blend