Marketing

8 em 10 profissionais usam IA nas estratégias de marketing, aponta pesquisa do IAB Brasil

Mesmo com o uso crescente da IA no marketing, desafios permanecem no equilíbrio entre automação e criatividade

Inteligência artificial é aplicada em criação de conteúdo, análise de dados e otimização de campanhas no marketing digital (Getty Images/Reprodução)

Inteligência artificial é aplicada em criação de conteúdo, análise de dados e otimização de campanhas no marketing digital (Getty Images/Reprodução)

Juliana Pio
Juliana Pio

Editora-assistente de Marketing e Projetos Especiais

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 07h54.

Última atualização em 17 de fevereiro de 2025 às 07h54.

Tudo sobreestrategias-de-marketing
Saiba mais

Uma pesquisa do IAB Brasil, em parceria com a Nielsen, indica que 80% dos profissionais de marketing de diversas empresas no Brasil utilizam inteligência artificial (IA) em suas estratégias.

O estudo "Decodificando os desafios da IA no mercado de publicidade digital", que fornece uma visão abrangente de como as organizações estão se beneficiando dessas tecnologias emergentes, aponta que 80% dos respondentes observaram aumento na eficiência do trabalho, enquanto 68% registraram maior velocidade nos processos.

A maioria (74%) dos entrevistados está nos primeiros anos de uso da tecnologia, sendo que 41% a utilizam há apenas um a dois anos. Entre os principais benefícios relatados, além da promoção de eficiência e agilidade, estão a tomada de decisão mais assertiva (49%), a redução de custos (37%) e a melhora na experiência do cliente (34%).

“A IA está transformando o marketing de forma profunda e abrangente. As empresas que souberem aproveitar o potencial da tecnologia estarão mais bem posicionadas para competir no mercado e construir relacionamentos duradouros com seus clientes”, diz Denise Porto Hruby, CEO do IAB Brasil.

A aplicação mais comum da IA no marketing digital é a criação de conteúdo (71%), seguida da análise de dados e insights (68%) e da otimização de campanhas (53%). O uso também se estende à automação de marketing, chatbots e segmentação de audiências, evidenciando uma demanda por soluções que melhorem a personalização e a comunicação com os consumidores.

Para Sabrina Balhes, managing director da Nielsen Brasil, o levantamento demonstra que a IA pode, de fato, estimular a criatividade, permitindo que as marcas testem novas abordagens de comunicação e se aproximem de seus consumidores de maneira mais ágil.

"No entanto, é fundamental supervisionar cuidadosamente o uso intensivo da IA para evitar que a mensagem se torne mecânica ou robótica, o que pode provocar o efeito oposto ao desejado."

O levantamento ainda aponta que 44% dos entrevistados planejam aumentar o investimento em IA em 2025, enquanto 43% ainda não definiram a alocação de recursos para a tecnologia no próximo ano. Isso, conforme a análise, reflete uma confiança crescente na tecnologia e em sua capacidade de gerar resultados, especialmente na melhoria da comunicação e no fortalecimento das relações com os consumidores.

A pesquisa foi realizada com 106 respondentes associados ao IAB Brasil. Destes, 93 indicaram utilizar IA em suas empresas e responderam às questões sobre suas percepções e desafios no uso da tecnologia. A coleta de dados ocorreu entre 4 de novembro e 6 de dezembro de 2024. O estudo completo está disponível aqui.

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingInteligência artificialPublicitários

Mais de Marketing

Pedras na Coca-Cola e elogios à Apple: o que os dois casos têm em comum

CEO do Cannes Lions vê risco de 'mediocridade em escala' com IA

Dove distribui sorvetes grátis com sabores inspirados em esfoliantes

Web Summit 2027: o futuro da inovação fala mandarim