-
1. Quase famosos
zoom_out_map
1/9 (Ian Gavan/Getty Images)
São Paulo - O primeiro
emprego geralmente não corresponde ao que esperamos - e não seria diferente para cineastas que um dia não passavam de aspirantes à sétima arte. Alguns deles começam no
cinema como assistentes de câmera ou de roteiro, enquanto outros dão início à carreira dirigindo
comerciais. Uma lista do
Business Insider mostra sete comerciais interessantes dirigidos por cineastas consagrados antes que eles ganhassem reconhecimento. Ente as estrelas que começaram na publicidade estão David Lynch e Ridley Scott, além do brasileiro Fernando Meirelles (foto).
Confira todos os vídeos.
-
2. 1. David Fincher
zoom_out_map
2/9
Famoso por “Clube da Luta”, “O Curioso Caso de Benjamin Button” e, mais recentemente, “Rede Social”, David Fincher esteve à frente de um dos mais fantásticos comerciais da Coca-Cola, rodado em 1993. Como em um filme de ação, agentes futuristas saem em busca do refrigerante durante a noite. No final do vídeo, um garotinho que clama pela bebida também ganha uma garrafa de Coca.
-
3. 2. Fernando Meirelles
zoom_out_map
3/9
Antes de ganhar notoriedade com “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles fazia vídeos experimentais e comerciais. Dirigido por ele na agência DM9 em 1993, esse comercial da Samello mostra que a vida é um conjunto de momentos guardados na memória. Na época, o vídeo foi premiado pela Rede Globo. Até hoje o cineasta brasileiro, responsável também por produções internacionais como “Ensaio sobre a Cegueira” e o “Jardineiro Fiel”, dirige vídeos publicitários.
-
4. 3. Ridley Scott
zoom_out_map
4/9
Conhecido por dirigir os clássicos “Alien” e “Blade Runner”, o britânico Ridley Scott fez um vídeo publicitário para a panificadora Hovis. No comercial, um garotinho de bicicleta entrega pães e percorre belos cenários. O vídeo é de 1973.
-
5. 4. Michael Bay
zoom_out_map
5/9
Antes de dirigir "Pearl Harbor", "Bad Boys" e "Transformes", "Michael Bay" fez o primeiro comercial da clássica campanha “Got Milk?” (“Tem leite?”, em português), em 1993. Criado pela agência de publicidade Goodby Silverstein & Partners para a California Milk Processor Board, o vídeo mostra um homem que não consegue responder a um quizz por telefone porque sua boca está ocupada com um alimento muito seco e não há leite para ajudar a comida a descer. A campanha ficou famosa por aumentar o consumo de leite nos Estados Unidos.
-
6. 5. David Lynch
zoom_out_map
6/9
Depois do “Homem Elefante” e “Veludo Azul”, mas antes de “Cidade dos Sonhos” e “Twin Peaks”, David Lynch fez uma série de comerciais para a Calvin Klein em 1988. Esse vídeo lança mão de um texto do escritor Ernest Hemingway para falar sobre a Obsessão, que, em inglês, dá nome ao perfume da grife: Obsession.
-
7. 6. Edgar Wright
zoom_out_map
7/9
Famoso pelo cult “Todo Mundo Quase Morto” (“Shaun of the dead”, no título original), uma comédiia romântica com zumbis, o jovem diretor Edgar Wright estrelou a direção de um comercial da Pizza Hut em 2000. No bem-humorado vídeo, um suposto viciado convence os companheiros de AA que para se sentir no topo do mundo é preciso comer o lançamento da marca, uma pizza sem borda.
-
8. 7. Guillermo del Toro
zoom_out_map
8/9
Guillermo del Toro é aclamado por ter dirigido filmes como “O Labirinto do Fauno” e “Hellboy”. Mas antes da fama, o cineasta dirigiu e atuou em um comercial surreal da Alka-Seltzer, rodado em 1991. No vídeo, um empresário que sofre com dores durante sua bizarra transformação em lobisomen volta ao normal após tomar o comprimido efervescente. O lobisomen é interpretado pelo próprio diretor. Tudo para mostrar que "se o mal-estar te transforma", o medicamento divulgado pelo comercial é o único apto a ajudar.
-
9. Aproveite e veja também: as marcas do funk ostentação
zoom_out_map
9/9 (Reprodução/Youtube)