Marketing

6 erros cometidos pelas marcas nas mídias sociais

As plataformas podem viralizar qualquer coisa postada, especialmente quando é algo controverso

 (KatarzynaBialasiewicz/Thinkstock)

(KatarzynaBialasiewicz/Thinkstock)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 18 de agosto de 2018 às 07h37.

Última atualização em 18 de agosto de 2018 às 07h37.

As mídias sociais se tornaram um local comum para exercer o marketing. Saber o que dizer e quando dizer, provavelmente, é a maneira mais objetiva de gerar resultados. Tanto no quesito visibilidade como na lucratividade. Quando se fala em marketing nas mídias, é importante investir tempo em entender o que não fazer ao usar as redes para os negócios.

Confira abaixo os 6 erros mais comuns cometidos por empresas que visam o engajamento, mas deixam a desejar.

1- Não pesquisar

O marketing digital só trará benefícios para a marca se ela entender a importância da pesquisa oportuna e completa. O estudo envolve entender quem é o público, em detalhes, isso significa delinear os principais pontos problemáticos de seus clientes-alvo e com que eficácia seu produto os ajuda a lidar com esses quesitos.

2 - Não planejar

A empresa é capaz de canalizar seus esforços de forma construtiva para atingir metas específicas e definidas, o que significa mais chances de obter resultados. O tempo e os recursos são cruciais para aplicar um plano.

O indivíduo pode otimizar suas campanhas de mídia social para garantir que o seu produto esteja causando o nível necessário de impacto em seu público-alvo. É necessário ter em mente que o planejamento é apenas uma parte do processo e tomar medidas consistentes é a chave para obter resultados consistentes.

3 - Conhecimento sobre seus produtos e campanhas

As plataformas podem viralizar qualquer coisa postada, especialmente quando é algo controverso. Isso pode engajar à fama instantânea ou prejudicar a marca. Ser politicamente correto pode parecer entediante, mas é mais garantido para não "sujar" a imagem.

Em caso de dúvida, aplique o bom senso, como evitar comentar ou postar tópicos controversos. O objetivo é mostrar a consciência do que está acontecendo no mundo, mas aproveitar a força de tópicos influentes, usando-os de uma forma que reflita positivamente.

4 - Não ter os sistemas certos

É importante configurar os canais de mídia social de forma que eles apoiem, em vez de impedir, o tráfego ou a geração de leads. Sem contar que a página precisa ser de fácil acesso e contatação.

5 - Falta de autenticidade e presença

Os clientes experientes em mídia podem ver através de uma fachada falsa muito rapidamente. Portanto, cada vez mais, as pessoas preferem se ater a marcas que têm uma voz única e individual, especialmente quando se trata da indústria de serviços, onde a marca pessoal é tudo. Em um mercado competitivo, a autenticidade também se destaca como um dos traços mais atraentes.

6 - Deixar tudo para a IA

A automação não deve substituir o elemento humano quando se trata de marketing nas mídias sociais. Encontrar maneiras de se conectar com seus seguidores de maneira genuína, empática e humana, sempre favorece. Construir um relacionamento autêntico com o público ajuda muito a garantir que eles continuem desfrutando da marca, recomendando-a a outras pessoas e permanecendo fiéis por muito tempo.

Acompanhe tudo sobre:Gafes de marketingMarcasRedes sociais

Mais de Marketing

Stanley lança copos Quenchers da Barbie para celebrar 65 anos da boneca

Nike: CBF recusa oferta inicial da marca em busca de camisa mais valiosa do mundo

Diversidade, equidade e inclusão são negócios, defende executiva de marketing da Visa

Farm ganha destaque em "Emily in Paris" com look usado por Lily Collins