São Paulo - Mobiliáro urbano, uniformes de time de futebol, publicidade útil e até uma carona para um ônibus espacial estão entre campanhas premiadas na categoria Outdoors do Festival Internacional de Criatividade de Cannes 2013. Por ‘Outdoor’, considere tudo que acontece em mídias ao ar livre, e não apenas anúncios impressos em letreiros ou placas. É o que alguns chamam de “marketing ao vivo”, com intervenções urbanas inusitadas que impactam o público diretamente - e se destacam como uma das categorias mais criativas do festival. As campanhas acontecem fora das mídias convencionais justamente com o objetivo de surpreender o público e gerar conteúdo espontâneo nas redes sociais, por exemplo. Confira a seguir alguns dos projetos premiados este ano.
Lima, no Peru, é a segunda maior capital do mundo localizada em um deserto. Mesmo assim, a umidade do ar gira em torno de 98%. Tendo isso em mente, a Draftfcb fez uma pareceria com a Universidade de Engenharia e Tecnologia local para criar um outdoor capaz de produzir água potável usando ar, retirando gotículas e as retendo em seu sistema. O projeto ganhou um Leão de Ouro.
A peça da Nívea premiada com um Leão de ouro convida os consumidores a levarem um anúncio para passear no sol - e então, ele se transforma num carregador de celular. Promovendo sua linha de protetores, Sun, a peça capta energia solar e transfere para a bateria do smartphone através de uma entrada USB. A criação é da Draftfcb.
A campanha criada pela Olgivy Londres para a marca Expedia usou os códigos de aviação da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) para criar frases relacionadas à viagem. As siglas de três letras, que identificam os destinos de bagagem, foram emprestadas de localizações reais de mais de 9 mil aeroportos pelo mundo.
A campanha "Meu Sangue é Rubro-Negro” baniu o vermelho da camisa do time do Vitória, na Bahia. A edição preto e branca só seria preenchida faixa-a-faixa, e devolvida aos torcedores em seu estado clássico, se a meta de doações de sangue fosse alcançada. O número era medido - e uma listra voltava a ficar vermelha - a cada partida do clube. A criação da Leo Burnett também levou um Leão de ouro.
Uma Toyota Tundra deu uma carona para o ôninus espacial Endeavor nos últimos dias de exibição da aeronove antes de sua aposentadoria, em 2012. O a picape fez o reboque do módulo da NASA para um museu em Los Angeles. A criação é da Saatchi & Saatchi LA.
Montadora de carros muda logo e adota conceito de 'modernismo exuberante', mas compromete essência com um branding estético desconectado de seu legado cultural