Marketing

4 erros de marcas na hora de usar a timeline do Facebook

Esteja atento para alguns descuidos que podem trabalhar contra a comunicação da empresa na rede social

Unlike do Facebook (Beatriz Blanco/EXAME.com)

Unlike do Facebook (Beatriz Blanco/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de junho de 2012 às 08h24.

São Paulo - O Facebook possui uma série de recursos importantes e interessantes que, se usados de forma esperta e gentil, podem ajudar na estratégia de comunicação das marcas com os fãs na rede social.

Fotos e vídeos, por exemplo, são ótimos companheiros na tarefa de estimular o compartilhamento de conteúdo. Já para incentivar o diálogo, gerar debates e comentários, seja curioso: faça perguntas!

Mais importante, porém, do que apenas usar as ferramentas oferecidas pelo Facebook, é usá-las com atenção e cuidado.

Veja abaixo alguns descuidos cometidos por marcas na timeline do site. 

1 Ignorar a imagem de capa

A foto de capa funciona como uma apresentação da marca e é responspável pelas primeiras impressões que os usuários terão sobre ela. Por ter forte impacto visual, precisa ser usada com perspicácia. E não esqueça: o Facebook proíbe promoções e publicidade nesse espaço. Saiba quais são as regras do site relacionadas a isso.

2 Deixar a seção "About" incompleta ou em branco

A seção "About" é o cartão de visitas da marca no Facebook. É nessa seção que os usuários vão entrar para saber mais sobre o negócio, descobrir que produtos a marca produz, conhecer a missão e os propósitos da empresa. E também é ali que buscarão informações de contato, como telefone, e-mail e site oficial. 

3 Lotar o feed de notícias de fãs com acontecimentos da marca

Milestones - ou marcos - são importantes para dar ordem cronológica e destacar momentos importantes na história da marca, principalmente para negócios que estão no início. Esses acontecimentos transmitem uma ideia de estabilidade e solidez importante para a credibilidade do negócio.

Mas tenha cuidado: se você vai incluir vários acontecimentos importantes de uma só vez, é gentil marcar "Hide from News Feed” enquanto atualiza a página, apenas para não encher o feed de notícias de seus fãs com eventos da marca.

4 Postar apenas um tipo de conteúdo

Claro que é possível "conversar" com fãs usando apenas mensagens de texto, mas esteja certo que essa não será a forma mais interessante e eficaz de contar a história da marca.

Imagens e vídeos, por exemplo, são importantes e úteis para apresentar produtos, serviços e divertir os usuários com conteúdos relacionados ao DNA da marca.

Além disso, são ferramentas importantes para gerar engajamento com os fãs e estimular o compartilhamento. Misture perguntas, vídeos, fotos e links interessantes e mantenha um diálogo saudável com os usuários.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingFacebookInternetListasMarcasmarketing-viralRedes sociais

Mais de Marketing

O Boticário lança maior produção audiovisual de sua história com campanha de Natal

Jaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?

Ayrton Senna ganha edição exclusiva de Funko Pop! em parceria com a Candide

Drive In-terlagos exibe série 'Senna' com telão, orquestra e passeio pelo autódromo