São Paulo - Confira a seguir as dez notícias de Marketing que marcaram a semana:
McBike - O McDonald's criou uma nova embalagem para seus clientes ciclistas: um pacote que você pode pendurar no guidão da bike e levar hambúrguer, batata frita e refrigerante - sem derrubar, é claro.
Contra o desperdício - A Colgate criou uma campanha chocante para lembrar as pessoas da importância de se fechar a torneira durante a escovação dos dentes.
Game of Thrones - E se as cenas do seriado Game of Thrones virassem propagandas? A resposta - hilária - está nessa galeria.
Polêmica - O Conar pediu a suspensão da campanha da Itaipava que traz uma mulher de biquíni e uma piada com implantes de silicione nos seios. O órgão julgou que o cartaz era sexualizado demais.
Delivery - Uma pesquisa do site iFood descobriu quanto os paulistanos gastam, em média, quando pedem comida em casa. E ainda descobriu os pratos preferidos por aí.
O melhor das pessoas - Uma campanha da Pampers emocionou muita gente ao mostrar como a chegada de um bebê pode mostrar o que há de melhor em cada pessoa.
Casamento gay - O YouTube lançou uma campanha para comemorar a decisão da Suprema Corte dos EUA de legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
Hot dog exótico - Um comercial chamou um mestre no uso da escavadeira para exibir seus truques e preparar um perfeito cachorro-quente.
Contra a homofobia - O governo lançou uma campanha nos metrôs de São Paulo contra a homofobia. Os cartazes trazem frases de artistas como Fábio Porchat e Débora Secco.
Mulheres - A campanha feminista global #ElesPorElas, da ONU, chegou ao Brasil via GNT e conta com a atriz Emma Watson (da saga "Harry Potter").
-
1. Mudanças
zoom_out_map
1/16 (Chance Chan/Files)
São Paulo - As décadas passam e as empresas precisam repensar estratégias, reiventar seus negócios, se adaptar ao presente e ao futuro. As empresas de
tecnologia, ligadas a um setor tão volátil e mutável, precisam estar ainda mais atentas aos ventos da mudança. Entre essas transformações, está a mudança de logos, logotipos e identidades visuais. Pode acreditar: nem sempre a
Apple foi uma maçã.
Confira, na galeria de imagens, exemplos de grandes evoluções visuais ao longo das décadas em 14 companhias de tecnologia.
-
2. 1. Yahoo!
zoom_out_map
2/16 (Reprodução)
O
Yahoo! passou de dois logos confusos e coloridos para um logotipo mais simples. Primeiro em vermelho, depois em roxo. Hoje a cor roxa está totalmente atrelada à marca.
-
3. 2. Google
zoom_out_map
3/16 (Reprodução)
O
Google sempre teve o conceito de letras coloridas e divertidas. O que mudou, ao longo dos anos, foram as cores, a ordem delas e a fonte usada. De fontes mais gordas e estreitas para fontes mais finas e elegantes.
-
4. 3. Apple
zoom_out_map
4/16 (Reprodução)
A
Apple teve o conceito da maçã desde o começo. A diferença é que era uma imagem preto e branco com Isaac Newton ao pé de uma árvore, em referência à história de que uma maçã caiu em cima de sua cabeça e lhe deu a ideia para formular a teoria da gravidade. Depois, só restou a maçã.
-
5. 4. Samsung
zoom_out_map
5/16 (Reprodução)
O logo da
Samsung passou de algo repleto de referências coreanas e orientais para um design mais simples. Primeiro, com três estrelas. Depois, as cores azul e branca - que se tornaram icônicas para a marca.
-
6. 5. Microsoft
zoom_out_map
6/16 (Reprodução)
A
Microsoft passou de uma fonte totalmente estilizada cheia de curvas e linhas para o seu tradicional logotipo preto das décadas de 90 e 2000. Em 2012, uma grande mudança, com a referência colorida ao Windows.
-
7. 6. Nokia
zoom_out_map
7/16 (Reprodução)
A
Nokia passou de um assustador peixe em seu primeiro logo para o tradicional azul em logotipo sóbrio.
-
8. 7. AT&T
zoom_out_map
8/16 (Reprodução)
A
AT&T começou com a referência do sino em seu logo. Depois, passou para a esfera. Ambos representando comunicação e conexão.
-
9. 8. IBM
zoom_out_map
9/16 (Reprodução)
A
IBM sempre gostou de siglas. Primeiro, como empresas separadas: ITR (de International Time Recording Company) e CSC (Computing Scale Company). Da união das duas, surgiu a CTRC (Computing-Tabulating-Recording Company) e, depois, a IBM (International Business Machines Corporation).
-
10. 9. HP
zoom_out_map
10/16 (Reprodução)
A
HP manteve o seu logo sempre em uma mesma linha. O estilo do H e do P dos dias de hoje é quase idêntico ao estilo do primeiro logo. Vez ou outra, o logo trazia o nome dos fundadores: Hewlett e Packard.
-
11. 10. Intel
zoom_out_map
11/16 (Reprodução)
A
Intel pouco mudou ao longo dos anos, mantendo a cor do logotipo e estilo da fonte.
-
12. 11. Amazon
zoom_out_map
12/16 (Reprodução)
A
Amazon passou de feios logos em seus primeiros anos para um preto sóbrio, até chegar na combinação preto e amarelo clássica.
-
13. 12. Dell
zoom_out_map
13/16 (Reprodução)
A
Dell mudou apenas duas vezes. Primeiro, em 1989, o clássico azul e o "e" de Dell estilizado. Depois, o mesmo logotipo dentro de um círculo.
-
14. 13. Xerox
zoom_out_map
14/16 (Reprodução)
A
Xerox passou do nome Haloid para logotipos mais limpos e simples com o nome "Xerox" até chegar em sua clássica cor vermelha. O logo atual se tornou menos simples: ainda vermelho, mas com nova fonte e acompanhado de uma bola.
-
15. 14. PlayStation
zoom_out_map
15/16 (Reprodução)
A marca
PlayStation, da Sony, sempre esteve na linha de símbolos coloridos e brincadeiras com as letras de seu nome. Do amarelo/vermelho/azul, passou por diversas combinações de formatos e cores até chegar no clássico P e S interligados.
-
16. Agora confira as marcas que começaram ligadas à guerra
zoom_out_map
16/16 (Reprodução)