São Paulo - Confira, a seguir, as principais notícias de marketing e publicidade na semana:
Lojas preferidas - Um estudo do Ibope Inteligência mostrou quais são as lojas preferidas dos brasileiros de cada classe social. A pesquisa mostra as marcas do varejo que aparecem entre as preferências dos consumidores nos shoppings.
Chocolate - A Lacta anunciou três novidades para os fãs de chocolate. A marca lançou no mercado brasileiro tabletes de chocolate ao leite que vêm recheados de Oreo e Sonho de Valsa, em um caso de cobranding. Ainda há o Laka (branco) de Oreo.
Rústicas - O McDonald's divulgou uma grande novidade no cardápio, por tempo limitado: as batatas rústicas, que poderão substituir as McFritas. As batatas, de corte grosso, vêm com páprica e outros temperos.
Música - O uísque Jim Beam promove um festival gratuito de música em São Paulo, no dia 17 de julho. Com festas e shows abertos ao público, o evento acontece no centro da cidade. Haverá drinks especiais da marca à venda.
Sobremesa - O Outback revelou a sua nova sobremesa no cardápio brasileiro: o Lajotinha Magma Cake. O doce é individual e foi criado em parceria com a marca Kopenhagen.
Elegância - A C&A apresentou, no Rio, os trajes que os atletas brasileiros usarão nos Jogos Olímpicos, para as cerimônias de abertura e encerramento. As roupas usam as cores nacionais e elementos da flora.
Pioneirismo - A L'Oréal Paris anunciou uma nova porta-voz: a modelo transgênera Valentina Sampaio. Ela é a primeira trans brasileira a representar a marca francesa.
Provocação - O Habib's resolveu alfinetar a concorrência em sua nova campanha. No vídeo, há piadas com o McDonald's e com o Burger King.
Muito churros - O Bob's causou comoção ao anunciar o novo sabor de seu famoso milk shake. Dessa vez, a bebida é de doce de leite e vem acompanhada de churros.
Beatles - Comemorando dez anos do espetáculo "Love", que traz músicas dos Beatles, o Cirque Du Soleil divulgou um vídeo para apresentar uma releitura do clássico "While My Guitar Gently Weeps", de George Harrison.
-
1. Hora do sorvete
zoom_out_map
1/17 (Reprodução/Instagram/hautecuisines)
São Paulo - O
sorvete Magnum, da
Unilever, é o sorvete mais vendido do mundo. Os dados são do Euromonitor e foram divulgados pela Forbes. O ranking mostra as 15 marcas do ramo com as maiores vendas globais em 2015 - além da previsão de vendas em 2016. A Unilever domina a lista, produzindo 8 dos 15 sorvetes mais populares (e 22% do mercado). A
Nestlé é outra empresa que se destaca no ranking. Na lista, muitas marcas são bem conhecidas dos brasileiros, como Magnum, Cornetto e Ben & Jerry's. Já outras, são bem desconhecidas e podem ser encontradas em poucas prateleiras de lojas especializadas. O mercado de sorvetes está entre os mais lucrativos da indústria alimentícia, de acordo com o IBISWorld. A sobremesa fica à frente de doces, cereais e snacks, por exemplo. Nos últimos anos, o mercado gobal cresceu, enquanto os EUA diminuíram seu consumo. China, Brasil e outros mercados emergentes respondem por cerca de 2/5 do mercado.
Confira, nas imagens, os 15 sorvetes mais vendidos do mundo.
-
2. 1. Magnum
zoom_out_map
2/17 (Divulgação)
A marca foi criada na Bélgica, em 1989, em parceria com a marca belga de chocolate Callebaut.
-
3. 2. Häagen-Dazs
zoom_out_map
3/17 (Scott Olson/AFP)
Apesar do nome, a marca não tem nada de suíça, alemã, escandinava ou algo do tipo. Ela foi criada na cidade de Nova York, em 1961. Os seus criadores, Reuben e Rose Mattus, pensaram no nome justamente para parecer um sorvete estrangeiro, sofisticado e de alta qualidade (e, assim, vencer a feroz concorrência). Deu certo.
-
4. 3. Cornetto
zoom_out_map
4/17 (Divulgação)
Vendido ao redor do globo com diferentes nomes, o Cornetto foi criada na Itália, em 1959, quando o sorveteiro de Nápoles Spica conseguiu desenvolver uma proteção interna na casquinha, impedindo que a massa de sorvete a encharcasse e impedisse sua produção e comercialização.
-
5. 4. Ben & Jerrys
zoom_out_map
5/17 (Divulgação/Divulgação)
A Ben & Jerry's foi criada nos EUA, em 1978, pelos amigos Ben Cohen e Jerry Greenfield. Famosa pelas dezenas de sabores curiosos, a marca foi comprada pela Unilever em 2000.
-
6. 5. Breyers
zoom_out_map
6/17 (Divulgação)
Famosa nos EUA e Canadá, a marca foi criada em 1866, na Filadélfia. Na época, o sorvete era levado em carroças.
-
7. 6. Carte DOr
zoom_out_map
7/17 (Divulgação)
A marca, hoje da Unilever, foi criada na França em 1978. Seu nome significa "cartão dourado".
-
8. 7. Dreyers
zoom_out_map
8/17 (Divulgação)
Fundada em Oakland, em 1928, hoje fabrica sorvetes e frozen yogurts. Em 2002, foi comprada pela Nestlé por 3,2 bilhões de dólares.
-
9. 8. Blue Bunny
zoom_out_map
9/17 (Divulgação)
A Wells Enterprises, fundada em 1913, fabrica os sorvetes da marca Blue Bunny. Mais popular nos EUA e no Canadá, é a maior empresa fechada e familiar do ramo nos Estados Unidos.
-
10. 9. Klondike
zoom_out_map
10/17 (Divulgação)
Fundada em 1922, em Ohio, é famosa por seus sanduíches de sorvete.
-
11. 10. Mihan
zoom_out_map
11/17 (Reprodução)
A empresa iraniana foi fundada em 1975. Nos últimos anos, multiplicou suas vendas e passou a comercializar no Iraque, Kuwait, Iêmen, Serra Leoa, Bahrein e Emirados Árabes Unidos.
-
12. 11. Drumstick
zoom_out_map
12/17 (Divulgação)
Os sorvetes da marca são sempre cones, com a base redonda e coberta de chocolate.
-
13. 12. Nestlé
zoom_out_map
13/17 (Divulgação)
-
14. 13. Outshine
zoom_out_map
14/17 (Divulgação)
Os sorvetes da linha Outshine miram o público atrás de sorvetes mais saudáveis. Eles são sempre de frutas e vegans.
-
15. 14. Popsicle
zoom_out_map
15/17 (Divulgação)
Criados em 1924, os picolés de frutas da marca acabaram se tornando sinônimo para qualquer picolé, seja da Popsicles ou não.
-
16. 15. Meiji
zoom_out_map
16/17 (Divulgação)
A marca japonesa foi criada em 1906 como uma fábrica de açúcar.Nos anos 1940, entrou no ramo dos alimentos e da indústria farmacêutica.
-
17. Agora conheça os curiosos sabores japoneses
zoom_out_map
17/17 (Wikimedia Commons)