São Paulo - Um pedido nada corriqueiro colocou a Cacau Show em apuros nas redes sociais na semana passada. Um post na fanpage da marca pediu que os seus 4 milhões de seguidores "lambessem" a tela do computador, para sentir o gosto da fotografia de um chocolate. A brincadeira não pegou bem e gerou barulho - negativo - nas redes sociais, no mais recente episódio do rol das gafes de marketing na web do ano. Grandes nomes como C&A, Domino's, Taco Bells, AT&T e Danette também assistiram a ações de marketing na internet tornarem-se desasastres ao longo do ano. Em outros casos, as redes sociais serviram de palco para revelar "infidelidades" de garotos-propaganda. Relembre dez desses casos que marcaram 2013 - até agora.
Em agosto, a varejista de moda C&A assistiu a um simples post no Facebook gerar uma enxurrada de críticas. O conteúdo, um ensaio fotográfico com a cantora Preta Gil para promover uma nova coleção (assinada pela celebridade) recebeu acusações de ter pesado a mão no Photoshop. A fotografia mais criticada ultrapassou os 5 mil compartilhamentos e teve recepção negativa pela aparente distorção dos ombros e pescoço da artista, de acordo com os usuários da fanpage.
Em maio, após a eliminação do São Paulo da Libertadores, a fanpage do Danette resolveu alfinetar o time. A marca postou uma imagem com a seguinte frase: "Poderia ser Danette, mas foi um chocolate no seu time do coração". Chocolate, na gíria futebolística, se refere a uma derrota com placar elástico, como a sofrida pela equipe. A recepção azedou e o post foi retirado do ar. A Danone tentou se redimir na própria fanpage: “Pedimos desculpas a todos que se sentiram ofendidos com um post equivocado publicado hoje aqui na página da marca”.
De tão acostumada a receber críticas, a rede de pizzarias Domino’s respondeu com um pedido de desculpas um elogio feito por uma cliente no Facebook. “A melhor pizza de todos os tempos! Continuem o bom trabalho, pessoal!”, dizia o post da consumidora. Ao que a Domino’s prontamente respondeu – “Sentimos muito por isso! Por favor compartilhe mais informaçoes conosco e mencione a referência #1409193 para que possamos resolver essa situaçao”. O engano foi desfeito nos comentários do mesmo post.
Garoto-propaganda da TIM há quase dois anos, Luciano Huck deixou escapar que usa Vivo em seu smartphone pessoal. O apresentador usou um celular com chip da Vivo para postar uma mensagem em sua conta na rede de compartilhamento de fotos e vídeos Instagram. "Acordar com 10 milhões de pessoas em sua página pessoal... não é todo dia”, escreveu Huck, ao lado de uma imagem de captura de tela em que é possível perceber que a rede do seu aparelho é da concorrência.
Mais uma vez, as redes sociais serviram de palco para revelar uma "infidelidade" de um garoto-propaganda. Maria Sharapova, contratada da Samsung, foi dedurada pelo Twitter como usuária do arquirrival iPhone. A tenista postou uma mensagem para comemorar um título recém-conquistado em março. Não adiantou Sharapova esconder o aparelho. Ficou registrada a mensagem via “Twitter for iPhone”.
7. Aproveite e veja também: faxina na imagem de marcas dispara em 2013zoom_out_map
O minimalismo tem dominado as mudanças de logotipos em grandes marcas, mas será que a uniformidade está afetando a autenticidade e a diferenciação das empresas?
Lançamento celebra os 30 anos do legado do piloto, com três modelos do boneco que relembram momentos marcantes da carreira de Senna e fortalecem a estratégia de licenciamento da Senna Brands
Ação de Guaraná Antarctica oferece ao público a chance de percorrer a curva 'S do Senna' e assistir aos primeiros episódios da minissérie sobre o piloto produzida pela Netflix