Um dos maiores desafios da propaganda na web é vencer o famoso "Skip Ad", o botãozinho do Youtube para pular anúncios. Se por um lado, o grande trunfo da internet é justamente dar ao público a liberdade de poder escolher o conteúdo a ser consumido, quando e como quiser, por outro, essa característica gera um desafio enorme para marcas e agências, que precisam quebrar a cabeça e utilizar muito bem os primeiro cinco segundos do vídeo (quando o botão para pular o anúncio não está disponível) para conseguir a atenção do público até o fim da mensagem. Ao olhar a incrível taxa de pessoas que pulam as propagandas assim que o ‘indesejado’ botão aparece, mais de 94% de acordo com algumas pesquisas americanas, a tarefa parece absurdamente complexa. A receita para driblar o temido Skip Ad? Criatividade. Confira alguns na galeria de vídeos
2. Skip Ad "passa marcha" do novo Fuscazoom_out_map
2/10
Ao final dos 5 segundos de espera obrigatória, o próprio vídeo clica no botão de "Pular Anúncio". O letreiro explica: "Novo Fusca com câmbio DSG Tiptronic. Você não passa a marcha. Nem o comercial". O objetivo foi explicar os benefícios do câmbio do automóvel.
O grande diferencial da premiada campanha criada pela The Martin Agency para a Geico é que há certas surpresas depois dos cinco segundos. Se o usuário não clicar no Skip Ad, ele ainda vê algumas bizarras.
A campanha foi criada para a Ban the Box, iniciativa da Business in the Community para banir a caixinha "Você já esteve preso?" das fichas de aplicação para novos empregos e promover uma segunda chance aos ex-detentos. O personagem do filme, um ex-presidiário, tenta falar com o internauta, que tem a opção de clicar no "Skip Ad". A cada clique, o ator vai ficando mais cabisbaixo, como se isso representasse uma nova entrevista de emprego frustrada.
Em geral, a tendência é que os usuários do Youtube sintam-se irritados ao se deparar com as propagandas "pre-roll. A equipe de marketing do Burger King sabe disso e resolveu ironizar a situação ao criar 64 vídeos "pre-roll" discutindo o assunto.
No comentado e inusitado comercial que trouxe Jonh Travolta ao Brasil para promover a Ypióca, o ator americano praticamente implora para o público não clicar no Skip Ad: "Não toque neste vídeo, não pule este vídeo, eu vou brasilizar", argumenta.
A ideia da Nail Comunications era justamente provar que é possível combater o Skip Ad. Para exemplificar, a agência criou o anúncio "impulável", em que o sujeito aparece ao lado de um cachorro, controlando os cabos de uma bateria presos ao animal. Evidentemente todos querem ver o desfecho do filme e saber se o cãozinho vai se safar da suposta experiência. A ação aproveita para fazer doações para a instituição ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais).
8. Saia deste comercial e vá viver uma aventurazoom_out_map
8/10
A proposta é inusitada, já que o comercial incentiva o público a parar de ver a publicidade para curtir algum tipo de aventura, gerando exatamente a atitude contrária. Este é mote da Citroën para promover o AIRCROSS, o SUV compacto da marca.
O "Skip Ad Festival" reproduz a dinâmica do The Voice no pre roll do Youtube: o espectador vira jurado por cinco segundos, diante de um vídeo em que os candidatos se apresentam. Se o internauta não pular o vídeo até o tempo acabar, ele vê o cantor agradecendo o seu voto. Em seguida, vem o logo do The Voice e a mensagem: "Gostou de julgar? Então vai amar assistir".
10. Veja agora quais são os youtubers mais populareszoom_out_map
O minimalismo tem dominado as mudanças de logotipos em grandes marcas, mas será que a uniformidade está afetando a autenticidade e a diferenciação das empresas?
Lançamento celebra os 30 anos do legado do piloto, com três modelos do boneco que relembram momentos marcantes da carreira de Senna e fortalecem a estratégia de licenciamento da Senna Brands
Ação de Guaraná Antarctica oferece ao público a chance de percorrer a curva 'S do Senna' e assistir aos primeiros episódios da minissérie sobre o piloto produzida pela Netflix