Nova York: Zizo Papa lidera, na Big Apple, gente de todos os cantos do planeta (Leandro Fonseca/Exame)
Colunista
Publicado em 21 de novembro de 2023 às 16h23.
Última atualização em 22 de novembro de 2023 às 17h18.
Hoje, lidero, de nosso escritório em Nova York, um grupo diverso, global e multidisciplinar. Gente de todos os cantos do planeta representando o mais amplo espectro de experiências, origens e nacionalidades. Aliás, sempre busquei normalizar a visão relacionada às nuances culturais que nos diferenciam. Falo por experiência: fui criado em um lar católico, meus filhos são judeus e, em 2019, trouxe para o Brasil a pioneira plataforma de mídia de cultura afrourbana, liderando o projeto por quatro anos - sendo o único branco do time.
As empresas são organismos vivos e, como líder, saber pontuar as nuances destes microecossistemas e conectar a todos pelas nossas qualidades humanas, torna-se fundamental. Em um mundo cada vez mais polarizado, é fundamental identificar estes elementos humanos, ao invés de focar nos vieses e ideologias que nos separam. Independentemente de nossas crenças políticas, religiosas ou culturais, todos compartilhamos uma essência humana comum.
Essa consciência é, provavelmente, uma das maiores alavancas de resultados nas empresas. Todos temos a capacidade de sentir empatia, buscar a felicidade e enfrentar desafios. Ao reconhecer e valorizar esses elementos universais, podemos construir pontes de entendimento e cooperação, promovendo a harmonia, compromisso e uma cultura de resultados exponencial.
Além disso, é importante lembrar que todos enfrentamos lutas e dificuldades ao longo da vida. Independentemente de nossas diferenças, todos experimentamos alegrias, tristezas, perdas e conquistas. Ao reconhecer e respeitar essas experiências compartilhadas, podemos criar um senso de solidariedade e compaixão uns pelos outros.
Ao invés de nos concentrarmos em nossas divergências, devemos buscar pontos de conexão e compreensão mútua. Ao fazer isso, podemos superar as barreiras que nos separam e trabalhar, juntos, para construir ambientes inclusivos e harmoniosos.
É deixando de lado mensagens que ampliam a divisão que nos permite abraçar a compreensão e a empatia como ferramentas poderosas para a construção de conexões melhores, saudáveis e produtivas.
A erradicação de toda e qualquer ideia e ideologia extremistas, seja em qualquer nível da sociedade moderna, ocorrerá naturalmente através da nossa união e solidariedade inabaláveis. Ao nos unirmos, criamos um ambiente de compreensão, tolerância e respeito mútuo, não só nas empresas, mas nas nossas vidas em geral. Ao promovermos o diálogo aberto e honesto, desafiamos ideias radicais e oferecemos alternativas baseadas numa visão uníssona de mundo.