Invest

A visão da CBRE sobre a retomada do mercado imobiliário

No programa FIIs em EXAME, consultoria global para locação e gestão de imóveis diz que há espaço para crescimento nos próximos anos apesar da alta do juro

Avenida Faria Lima, em São Paulo: cidade tem um estoque de escritórios de 16 milhões de metros quadrados | Foto: Leandro Fonseca/EXAME (Leandro Fonseca/Exame)

Avenida Faria Lima, em São Paulo: cidade tem um estoque de escritórios de 16 milhões de metros quadrados | Foto: Leandro Fonseca/EXAME (Leandro Fonseca/Exame)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2021 às 18h47.

Última atualização em 6 de novembro de 2021 às 11h02.

O que falta para o mercado de real estate crescer ainda mais no Brasil nos próximos anos e aumentar a liquidez? Para a CBRE, consultoria que é referência global em locação e gestão de imóveis corporativos, falta para o país uma taxa de juro mais controlada e um volume de crédito mais abundante.

A boa notícia é que esse caminho tem sido trilhado gradualmente. Foi o que afirmou Walter Cardoso, presidente da CBRE Brasil, durante o programa FIIs em EXAME desta sexta-feira, 5 de novembro.

Cardoso destacou que o mercado cresceu de forma expressiva desde 2014, passando do valor de 1 bilhão de reais em transações comerciais de real estate naquele ano até cerca de 30 bilhões de reais neste ano. “Estamos evoluindo. A liquidez está aumentando. Estamos no caminho certo”, disse no programa que vai ao ar toda sexta às 15h.

O executivo apresentou dados do mercado brasileiro em comparação a outros países, como os Estados Unidos e os da Europa. Sobre São Paulo, ele destacou que a cidade tem um estoque de escritórios de 16 milhões de metros quadrados, bem abaixo que outras cidades como Nova York, Chicago e Munique. “Há muito espaço para crescimento. O investidor não precisa ter receio quando surgem novos empreendimentos.”

Ele ainda comparou a taxa de vacância em São Paulo com outras cidades do mundo. E disse que existe uma correlação entre elas. Veja análise completa de Walter Cardoso no programa abaixo:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Brazilian Finance & Real EstateFundos-imobiliarios

Mais de Invest

10 dicas para escolher ações no exterior

B3: estrangeiros retiram na Super Quarta metade do valor sacado no mês

Iene em alta e dólar em queda: por que a desvalorização da moeda americana deve se acelerar

Do campo à Faria Lima, dívida da Agrogalaxy passa de R$ 4,5 bilhões