Invest

Como investir com pouco dinheiro

Graças aos grandes avanços tecnológicos e do mercado de capitais brasileiro, hoje é possível que o cliente consiga acessar os maiores ativos do mundo na palma da mão no aplicativo

Hoje o investidor consegue acessar diferentes classes de ativos e gerenciar o seu portfólio por meio de apps no celular | Foto: Getty Images (triloks/Getty Images)

Hoje o investidor consegue acessar diferentes classes de ativos e gerenciar o seu portfólio por meio de apps no celular | Foto: Getty Images (triloks/Getty Images)

Jerson Zanlorenzi*

Jerson Zanlorenzi*

Publicado em 6 de agosto de 2021 às 08h16.

Hoje vamos tentar desmistificar uma importante questão no mercado financeiro: que apenas grandes investidores conseguem bons investimentos.

Graças aos grandes avanços tecnológicos e do mercado de capitais brasileiro, hoje é possível que o cliente consiga na palma da mão no aplicativo do BTG Pactual digital acessar os maiores investimentos do mundo!

Vamos abordar como montar um portfólio balanceado e sofisticado com apenas R$ 1.000,00.

Iniciamos a nossa estratégia com a construção da reserva de emergência, valor de aproximadamente 20% do montante inicial que é destinado ao uso em emergências, sem atrapalhar nosso objetivo principal. O fundo BTG Pactual Tesouro Selic Simples é a melhor alterativa, dada excelente liquidez (D0) com retorno, além de não cobrar nenhuma taxa do investidor.

Iniciando no mundo de investimentos, vamos alocar 30% em produtos de renda fixa, podendo ser LCA, LCI, CDBs, sempre respeitando o limite do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para reduzir os riscos no portfólio. Tesouro Direto também é uma excelente opção neste mercado, com títulos que protegem da inflação, como a NTN-B.

Com outros 30% vamos aproveitar o que chamamos de classes multi-ativos: os fundos multimercados. Essas estruturas são desenhadas para buscar retornos consistentes, com riscos controlados e são geridos por profissionais de mercado especializados.

Os últimos 20% vamos alocar no famoso investimento em ações, mas não precisamos nos preocupar em escolher em quais ações alocar. O BTG possui um ETF, que é um fundo listado que espelha as mesmas ações que fazem parte do índice Ibovespa. Assim, conseguimos a exposição em ações de maneira diversificada e de fácil acesso.

Seguindo esses passos você terá um investimento com alto potencial de retorno e ótima diversificação de riscos, acabando com o mito de que uma boa carteira de investimentos é para quem tem muito dinheiro.

*Jerson Zanlorenzi é o responsável pela mesa de ações e derivativos do BTG Pactual Digital. Já foi estrategista de ações e trabalhou em fundos exclusivos. Com mais de dez anos de experiência no mercado financeiro, se especializou em renda variável e atuou em mesas relevantes no mercado local. Possui dupla graduação em Administração e Ciências Contábeis pelo IBMEC-RJ.

Acompanhe tudo sobre:Açõesbtg-pactual-digitalCDBDiversificaçãoETFsfundos-multimercadosInvestimentos-pessoaisReserva de EmergênciaTesouro Direto

Mais de Invest

15 termos que todo investidor internacional precisa saber

Não é só PETR3, VALE3 e ITUB4; analista aponta 5 ações ‘fora do radar’ para buscar dividendos agora

Venda de títulos por meio do Tesouro Direto será suspensa na terça por conta de greve de servidores

Goldman Sachs rebaixa Azul de compra para neutro e vê incertezas na renegociação de dívida