Invest

Os piores investimentos de agosto: fundos de renda fixa estão na lista

Ranking avalia os retornos dos investimentos em renda fixa e renda variável durante o mês

Bolsa: fundos de renda fixa duração alta e multimercados que investem no exterior lideraram os rankings do mês (Germano Lüders/Exame)

Bolsa: fundos de renda fixa duração alta e multimercados que investem no exterior lideraram os rankings do mês (Germano Lüders/Exame)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 31 de agosto de 2022 às 20h37.

O pior investimento na renda fixa em agosto foram fundos de renda fixa - Duração Alta - Grau de Investimento, que registrou rentabilidade de apenas 0,15% no período.

Esses fundos buscam retornos investindo em ativos de renda fixa com duration média ponderada da carteira igual ou superior à apurada no índice IMA-Geral do último dia útil do mês.

Quer começar a investir? Abra sua conta gratuitamente no BTG Pactual

O que explica o fraco desempenho dessas aplicações é que elas estão mais sujeitas a oscilação nos retornos por conta de alterações nas taxas de juros futuros.

Os piores investimentos de renda fixa

Veja o desempenho de fundos e títulos do Tesouro no mês.

InvestimentoDesempenho em agosto (em %)Desempenho em 12  meses (em %)
Fundos de renda fixa - duração alta - grau de investimento0,1513,15
Tesouro IPCA+20240,428,4
Poupança0,716,71
Fundos de renda fixa - duração baixa - grau de investimento1,0410,66

*A rentabilidade dos fundos vai até o dia 31 de agosto, dado mais atual disponível na Anbima. *O desempenho mensal dos títulos e da poupança se refere aos últimos 30 dias até a data de fechamento (28).

Matheus Spiess, analista de investimentos da Empiricus, aponta que títulos indexados à inflação performaram melhor do que os prefixados no mês porque a expectativa de inflação de agosto não foi condizente com a deflação registrada no mês passado. "Como o juro real estava gordo, o mercado vai ajustando gradualmente as expectativas. No curto prazo, o Tesouro IPCA tem um desempenho melhor".

Apesar do cenário conturbado, com a proximidade das eleições, como tem muito prêmio embutido na curva de juros será possível visualizar novos ganhos do Tesouro IPCA+ até o final do ano, projeta o analista.

Os piores investimentos de renda variável

O pior desempenho entre os investimentos de renda variável foi o de fundos multimercado que investem no exterior, com retorno de 1,26%.

Não é um desempenho exatamente ruim, mas a performance dessa classe de fundos foi ofuscada pela de outros segmentos, como os fundos que buscam superar o Ibovespa. Entre eles, a rentabilidade foi de mais de 8% no período, em média. No mês, o Ibovespa valorizou 6%.

InvestimentoDesempenho em agosto (em %)Desempenho em 12 meses (em %)
Fundo multimercado investimento no exterior1,262,66
Fundo Multimercado livre1,667,72
Fundo de ações investimento no exterior4,13-20,06
ÍndiceDesempenho em agosto (em %)Desempenho em 12 meses (em %)
Ibovespa6%-7,77

O que ponderar ao investir

Para todos os investimentos, a orientação é sempre lembrar que rentabilidade passada não significa garantia de rendimento futuro.

Também é importante mencionar que o ranking de investimentos considera a rentabilidade bruta das aplicações, sem descontar o imposto de renda (IR) e as taxas cobradas por fundos, gestoras e corretoras.

Onde investir R$ 10 mil? Veja opções para carteiras conservadoras, moderadas e arrojadas

Nas aplicações em fundos de ações, há cobrança de IR de 15%. Nos fundos de curto prazo, a alíquota é de 22,50% para resgates em até 180 dias e de 20% para resgates depois de 180 dias. Nas demais categorias de fundos (longo prazo), a tributação segue tabela regressiva, em que a alíquota varia entre 15% e 22,5%, conforme o prazo de vencimento.

Os títulos públicos também são tributados pela tabela regressiva de IR. A poupança não tem cobrança de IR.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasFundos de investimentoInvestimentos-pessoaisorcamento-pessoalrenda-pessoalTesouro Direto

Mais de Invest

Banco do Brasil promove trocas nas lideranças de cinco empresas do conglomerado

Bolsas globais superam desempenho dos EUA nos primeiros seis meses do governo Trump

Vale a pena investir em arte? Entenda como funciona o mercado

Ibovespa fecha em queda de 1,61% pressionado por tensões políticas