ESG

Fundo ESG da gestora Fama reduz aporte mínimo para R$ 1 mil 

O fundo da FAMA apresentou um retorno anualizado de 21% ao ano desde o início, comparado com 14% ao ano do índice Bovespa

Fabio Alperowitch: redução no aporte é um passo para viabilizar o acesso para a geração Z, que tem os valores alinhados aos princípios ESG praticados pela gestora (Divulgação/Divulgação)

Fabio Alperowitch: redução no aporte é um passo para viabilizar o acesso para a geração Z, que tem os valores alinhados aos princípios ESG praticados pela gestora (Divulgação/Divulgação)

Karla Mamona

Karla Mamona

Publicado em 16 de junho de 2021 às 15h06.

Última atualização em 16 de junho de 2021 às 19h34.

A gestora Fama Investimentos anunciou nesta quarta-feira, 16, que reduziu o valor da aplicação mínima em seu fundo ESG, o FAMA FIC FIA. Desta maneira, o valor mínimo passou de 5 mil reais para 1 mil reais. 

O fundo FAMA FIC FIA é composto por entre 15 e 18 ações de empresas brasileiras escolhidas conforme os critérios da gestora, incluindo alinhamento com questões ESG. 

ESG: conheça o MBA da EXAME Academy para profissionais que querem se preparar para esse mercado promissor

A taxa de administração do fundo é de 2% ao ano e há ainda uma taxa de performance de 20% sobre o que exceder o Ibovespa. O fundo da FAMA apresentou um retorno anualizado de 21% ao ano desde o início, comparado com 14% ao ano do índice Bovespa. 

Segundo Fabio Alperowitch, cofundador e chefe de gestão, a redução do aporte mínimo visa atrair e viabilizar o acesso aos investidores da geração. Atualmente, cerca de 80% dos investidores da FAMA são institucionais e estrangeiros. 

“Esse novo valor abre as portas para que mais pessoas  possam investir em um fundo que segue critérios rígidos na questão de ética empresarial e sustentabilidade. Contudo, a inclusão financeira deve ser feita com responsabilidade, e a democratização de acesso não pode estar desacompanhada de educação - por conta do ativismo em redes sociais e posicionamentos públicos consolidados, entendemos que o momento já era adequado para promover esta democratização de forma responsável”, afirma. 

Acompanhe tudo sobre:Fundos de investimentoGestores de fundosInvestimentos-pessoaisMelhores do ESG

Mais de ESG

Mega-Sena: resultado do concurso 2.893; prêmio é de R$ 42 milhões

Risco como oportunidade: o papel das garantias no financiamento climático

Governo quer plantar 300 mil hectares nas cidades até 2050 para enfrentar desigualdades climáticas

Tubarões meteorologistas? Como animais se tornaram caçadores de furacões no Atlântico