. (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Conteúdo Promocional
Publicado em 25 de abril de 2025 às 10h08.
Tem certeza de que sua declaração do Imposto de Renda 2024 foi feita corretamente? Ou pior: será que você devia ter declarado, mas não se deu conta disso?
Com regras que mudam a cada ano, novas fichas no sistema da Receita e prazos que se perdem em meio a muitos documentos, facilmente algo importante pode escapar. E, infelizmente, um deslize desses pode pesar no bolso depois.
A Receita Federal está cada vez mais equipada para cruzar dados de contribuintes. Bancos, corretoras, planos de previdência, cartórios e até instituições no exterior enviam informações diretamente ao sistema do governo. Quem não declara, ou declara errado, entra no radar — mesmo sem saber.
É aí que começa a dor de cabeça:
E não se engane, mesmo quem não tem imposto a pagar pode ser obrigado a declarar. Assim, o que parece simples na teoria, na prática, envolve regras que poucos dominam.
Se você não entregou sua declaração em 2024, deixou de pagar os impostos ou descobriu agora que esqueceu de incluir algum rendimento, bem ou informação relevante, o melhor a fazer é corrigir a situação o quanto antes.
A Receita permite a entrega de declarações fora do prazo, bem como a retificação de documentos já enviados. O que muda, nesse caso, é que o contribuinte arca com multa e juros sobre o valor devido, além de perder a prioridade na fila da restituição.
Além disso, se houve ganhos não declarados ao longo do ano – como aluguéis recebidos, lucros em bolsa, venda de imóveis ou criptoativos – e o imposto não foi pago no prazo, é preciso regularizar o pagamento com encargos.
Pode parecer complexo, especialmente para quem não lida com isso todos os dias. Mas a boa notícia é que o passo a passo do que fazer neste caso foi explicado em um ebook gratuito produzido pelo Seu Dinheiro – portal de notícias parceiro do Seu Dinheiro/Money Times –, o Guia do Imposto de Renda 2025.
O material foi criado por Julia Wiltgen, especialista em Imposto de Renda e editora-chefe do Seu Dinheiro. Lá, ela dá todas as instruções para ficar em dia com o Leão do IR, inclusive para quem deixou passar alguma pendência fiscal no ano passado.
GRATUITO: VEJA COMO FICAR EM DIA COM A RECEITA FEDERAL COM ESTE GUIA DO IR
Muita gente acredita que basta informar o salário e os bens mais relevantes na declaração do Imposto de Renda e que as demais informações são encontradas pela Receita. Só que o sistema é mais exigente do que parece.
Você sabia, por exemplo, que:
Ou seja, há uma série de informações que precisam ser declaradas e, muitas vezes, sequer passam pela memória e podem gerar problemas futuros se não forem registradas corretamente.
Para corrigir os erros do passado e evitar novas dores de cabeça em 2025, o Guia do IR 2025 reúne todas as regras cruciais para preencher a declaração sem complicações.
É um material pensado tanto para quem perdeu o prazo do IR 2024, quanto para quem descobriu que deixou de pagar imposto e não sabe como resolver. Ou, ainda, para quem quer evitar novos erros em 2025 — sem precisar virar especialista em legislação tributária.
No guia, você vai encontrar:
Para acessar o material que te guiará para ficar em dia com a Receita Federal, basta clicar no botão abaixo e seguir as instruções. Lembre-se: é totalmente gratuito.
GRATUITO: VEJA COMO ACESSAR O GUIA DO IMPOSTO DE RENDA 2025
Cabe lembrar que a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2025 já começou e o prazo vai até 23h59 do dia 30 de maio.
Assim, quem entregar após essa data pagará multa de 1% ao mês ou fração sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 – podendo chegar a 20% do total.
Ou seja, quanto antes você resolver o que ficou para trás e entender o que fazer agora, melhor.
Declarar o Imposto de Renda de forma correta e segura exige mais do que abrir o programa e preencher alguns campos. Na verdade, precisa de informação, atenção e conhecimento das regras – muitas vezes confusas e pouco intuitivas.
Com a Receita Federal cada vez mais rigorosa e digitalizada, errar ou esquecer algo custa caro. Por isso, não espere a notificação chegar. Informe-se, corrija o que for preciso e siga com tranquilidade.
Com o Guia preparado pelo Seu Dinheiro, esse processo fica muito mais simples e prático. O material reúne:
Ou seja: trata-se de um pacote que simplifica todo o processo para ficar em dia com a Receita Federal, sem precisar gastar nem um centavo. Lembre-se: todo esse material é uma cortesia do Seu Dinheiro – portal de notícias parceiro do Money Times/Empiricus – e pode poupar qualquer brasileiro interessado em evitar dores de cabeça com a declaração do Imposto de Renda.
O processo para acessar todo esse guia leva menos de 5 minutos. Basta clicar neste link ou no botão abaixo:
GRATUITO: VEJA COMO ACESSAR O GUIA COMPLETO DO IMPOSTO DE RENDA 2025