Invest

Cosan (CSAN3): entenda por que as ações da holding derreteram 34% em 2024

Selic alta, decisão “ruim” de entrar na Vale e até MP ajudaram a derrubar ações da Cosan, afirma CEO da Empiricus; queda é oportunidade de comprar?

Empíricus
Empíricus

Conteúdo Promocional

Publicado em 22 de junho de 2024 às 10h00.

Os acionistas da Cosan (CSAN3) não tiveram vida fácil ao longo do primeiro semestre de 2024. Até o fechamento de mercado da última sexta-feira (12), os papéis da holding apresentaram baixa de mais de 34%.

O que explica essa queda? Depois da tempestade, há esperança para os papéis da Cosan? É o que tentaremos responder nesta matéria.

CSAN3: por que as ações desabaram? 

O desempenho ruim da Cosan em 2024 não pode ser atribuído a apenas um, mas a alguns fatores.

Em primeiro lugar, a companhia é altamente sensível às taxas de juros. Com a Selic em dois dígitos e a continuidade do ciclo de afrouxamento monetário em cheque, as ações sofrem, explica o CEO da Empiricus, Felipe Miranda.

“Basicamente, ela sofre com a alta taxa de juros porque ela é alavancada (endividada) e não faz os IPOs das subsidiárias, que é importante para a tese”, explica.

Além disso, Miranda vê a compra de 4,92% das ações da Vale (VALE3) como uma decisão muito ruim: “ela teria a possibilidade de se desalavancar, pagar dividendos, mas fez essa compra da posição da Vale que tornou as coisas complexas, alavancou a companhia e não sobra muito fluxo de caixa”.

Em abril, a Cosan vendeu cerca de 0,78% do capital da mineradora e eliminou aproximadamente 10% de sua dívida de holding. Agora, a companhia detém participação de 4,14% na Vale.

Além disso, as ações sofreram na última semana com o trâmite em Brasília sobre uma medida provisória que propunha alterações nas regras do PIS/Cofins.

Isso porque, hoje, o pagamento de PIS/Cofins gera crédito para alguns setores que podem utilizar esses créditos para abater o valor de outros tributos.

A intenção da MP era que o crédito só pudesse ser usado para abater o pagamento de PIS/Cofins. “Isso dificultaria bastante a monetização dos créditos tributários da Raízen que ia ajudar no capex e na desalavancagem da sucroalcooleira”, explica Felipe Miranda.

A medida não foi aprovada no Congresso, mas o ruído gerado foi suficiente para provocar mais uma queda nas ações.

Queda é oportunidade de investir na Cosan? 

“Falando de ações ou de meias, eu gosto de comprar mercadoria de qualidade quando estão baratas”. A lendária frase de Warren Buffett pode muito bem se referir ao caso da Cosan atualmente.

Ao menos é assim que avaliam os analistas da Empiricus. A queda superior a 35% em 2024 deixou as ações em ponto de entrada atrativo, na análise deles. “Está muito barata nesses níveis”, afirmou Miranda. 

Portanto, a casa de análise tem recomendação de compra para a holding

É claro que a tese não se baseia apenas no preço atrativo da ação. Os analistas enxergam quatro pilares fundamentais no investimento que podem contribuir para o avanço das ações depois do primeiro semestre difícil.

Por isso, antes de tomar qualquer decisão, recomendo que você leia o relatório gratuito da Empiricus que explica a tese na empresa e quais são esses gatilhos que dão à Cosan um upside relevante

RELATÓRIO GRATUITO: POR QUE COMPRAR AS AÇÕES DA COSAN?

Cosan e mais 9 ações em ‘promoção’ na B3, segundo a Empiricus

Mas não é só isso. Além da tese na Cosan, o relatório gratuito traz outras 9 ações de qualidade que estão em “promoção” na bolsa de valores, depois do primeiro semestre ruim para o Ibovespa.

Basicamente, os analistas reuniram os melhores papéis para comprar agora – considerando a qualidade das empresas e o preço de entrada – em um único documento.

Fonte: Empiricus Research

São companhias de diferentes setores e que, juntas, formam um portfólio capaz de capturar uma virada de humor do Ibovespa. Ao mesmo tempo, a diversificação da carteira pode ajudar a proteger os seus investimentos em momentos de tensão.

Para receber o relatório gratuito basta deixar o seu e-mail neste link. Em poucos instantes, você receberá as informações com as 10 ações mais atrativas da B3 para comprar agora, na visão dos analistas da Empiricus, empresa do grupo BTG Pactual.

RELATÓRIO GRATUITO: COSAN E OUTRAS 9 AÇÕES ‘EM PROMOÇÃO’ PARA COMPRAR AGORA

*Este conteúdo é apresentado por Empiricus.

Acompanhe tudo sobre:branded marketing

Mais de Invest

Cade abre procedimento para apurar acordo de codeshare da Azul e Gol

Quem ganha e quem perde no mercado no caso da vitória de Trump?

Eletrobras (ELET6): recompra de ações pode gerar ganho para os acionistas?

China estabelece fundo de investimentos em ativos de terra de empresas estatais de 30 bilhões yuans

Mais na Exame