Invest

Com Fed na mira de Trump, Verde reforça aposta em inflação nos EUA

Para o fundo Verde, economia americana permanece desafiadora, com os efeitos da alta nas tarifas impactando a inflação

Luis Stuhlberger: 'mercado local se recuperou em agosto, beneficiado pela boa performance dos emergentes' (Germano Lüders/Exame)

Luis Stuhlberger: 'mercado local se recuperou em agosto, beneficiado pela boa performance dos emergentes' (Germano Lüders/Exame)

Karla Mamona
Karla Mamona

Editora da Homepage

Publicado em 9 de setembro de 2025 às 18h40.

Última atualização em 9 de setembro de 2025 às 18h55.

Tudo sobreFundo Verde
Saiba mais

A economia dos Estados Unidos está se encaminhando para uma política monetária mais frouxa. Neste cenário, o tradicional fundo Verde tem reduzido sua alocação em juros reais, mantendo-se posicionado em ativos relacionados à inflação.

Em carta divulgada nesta terça-feira, a gestora de Luis Stuhlberger destacou que o dado de emprego dos EUA, divulgado nos primeiros dias do mês, dominou a dinâmica global. “Esse dado consolidou a expectativa de um corte na taxa de juros a partir de setembro nos Estados Unidos.”

Além disso, o governo de Donald Trump intensificou suas críticas a Lisa Cook, membro do conselho do Fed, acusada de transações controversas envolvendo hipotecas. “A intenção do governo de alinhar o banco central aos seus objetivos é clara, e ao longo dos próximos meses veremos isso sendo implementado”, afirmou a carta, ressaltando que o contexto permanece desafiador, com os efeitos da alta nas tarifas impactando a inflação.

O fundo está se posicionando para esse cenário ao comprar inflação e manter posições vendidas em dólar, ao mesmo tempo que aproveita a performance para diminuir sua alocação em juros reais americanos.

“No Brasil, o mercado local se recuperou em agosto, beneficiado pela boa performance dos emergentes, além de uma redução da tensão sobre o conflito com os EUA acerca das tarifas e sanções. Embora o problema não esteja resolvido, não houve uma escalada adicional.”

Até o momento, não há impactos significativos para a maioria das empresas listadas ou para os ativos macro, resultando em uma leve compressão dos prêmios de risco.

Popularidade estagnada

A popularidade do governo, por sua vez, parece ter estagnado, o que tem influenciado positivamente as projeções para a eleição do próximo ano.

O fundo manteve suas alocações em ações no Brasil e no portfólio global. Na renda fixa local, manteve posições compradas em juros reais, enquanto nos Estados Unidos reduziu sua alocação nesse setor, mantendo-se comprado em inflação implícita.

Em moedas, a estratégia inclui posições compradas no euro, ouro e real, enquanto a alocação em criptomoedas foi marginalmente reduzida. As posições nos livros de crédito high yield, tanto local quanto global, foram mantidas.

Acompanhe tudo sobre:Fundo VerdeLuís StuhlbergerEstados Unidos (EUA)

Mais de Invest

Ibovespa opera nos 143 mil pontos, em dia de voto de Cármen Lúcia no STF

CPI acima do esperado nos EUA reflete tarifas de importação e diminui espaço para redução de juros

Empiricus tira B3 (B3SA3) de carteira de dividendos; veja quem a substitui

Oracle disparou quase 40% na quarta-feira — e a Jefferies vê espaço para subir mais