Minhas Finanças

Yuan tem valorização recorde nesta segunda feira

Moeda chega no nível de paridade do dólar de Hong Kong

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

A moeda chinesa yuan teve nesta segunda-feira (27/11) uma valorização recorde em relação ao dólar. É também a primeira vez que a moeda se aproxima do nível de paridade do dólar de Hong Kong, que flutua em uma banda entre 7,75 e 7,85 dólares de Hong Kong, para cada dólar americano.

Da sexta-feira até o fechamento do mercado chinês de segunda-feira, o dólar passou de 7,8525 yuan para 7,8410 yuan, menor valor desde quando o yuan deixou de ser atrelado ao dólar, em julho de 2005. Desde então, a moeda americana se desvalorizou 5,25% em relação à chinesa.

A valorização do yuan teve influência também da desvalorização global do dólar. Declarações do dirigente do banco central chinês, Wu Xiaoling, sobre a intenção do governo de continuar a acumular reservas de dólares também ajudaram na apreciação da moeda.

Segundo o americano The Wall Street Journal, a valorização ainda é muito lenta para ter impacto no crescimento do comércio chinês. Críticos dizem que o governo interfere na economia para manter o yuan artificialmente desvalorizado, tornando as exportações chinesas menos caras do que deveriam ser.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Consumidores têm até 30 de novembro para negociar dívidas bancárias em Mutirão

Como calcular o valor do 13º salário; pagamento acontece esta semana

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber hoje; veja calendário