Minhas Finanças

XP cria fundos para investimentos em ações da XP Inc. na Nasdaq

Clientes da XP Investimentos e da Rico podem iniciar o agendamento das aplicações a partir de hoje

Guilherme Benchimol: fundos serão voltados para investidores qualificados e para o varejo (Germano Luders/Exame)

Guilherme Benchimol: fundos serão voltados para investidores qualificados e para o varejo (Germano Luders/Exame)

Marília Almeida

Marília Almeida

Publicado em 11 de dezembro de 2019 às 11h32.

Última atualização em 11 de dezembro de 2019 às 17h14.

São Paulo - A XP Asset Management lança, nesta quarta-feira (11), dois novos fundos de investimento para atender a demanda de brasileiros interessados em um fundo de investimento com exposição às ações da XP Inc., que abriu capital na bolsa de valores Nasdaq, nos Estados Unidos.

Com aplicação inicial de 500 reais, a iniciativa é uma forma de facilitar o acesso as ações da empresa na bolsa norte-americana, com proteção à variação do dólar (hedge cambial da ação) e com custo reduzido.

A oferta de fundos chega para suprir a impossibilidade de investidores brasileiros investirem diretamente em ações na Nasdaq, sem que possuam conta em uma corretora norte-americana.

Os fundos utilizarão estratégia passiva com exposição às ações da XP Inc. negociadas na Nasdaq. nos Estados Unidos.

Os fundos não participarão do processo de bookbuilding do IPO, sendo que a compra das ações da XP Inc. pelos fundos será realizada exclusivamente no mercado secundário após o encerramento da oferta, em, no mínimo, dois dias após o início das negociações.

O agendamento para as aplicações dos interessados está aberto a partir de hoje, com liquidação prevista para sexta-feira (14).

Os fundos serão distribuídos exclusivamente para clientes da XP Investimentos e da Rico. Para quem ainda não é cliente, basta abrir uma conta gratuitamente.

Trend XP Inc FIC FIA IE

Fundo para investidores com perfil Qualificado (que tenham mais de 1 milhão de reais em aplicações): investe 100% nas ações da XP Inc listadas na Nasdaq, com proteção à variação do dólar

Aplicação Mínima: 500 reais

Cotização de Resgate: D+5

Liquidação de Regate: D+3

Taxa de Administração: 0,05% a.a.

Taxa de performance: não tem

Trend XP Inc Balanceado FIC FIM

Fundo aberto para em investidores em geral: aloca 20% nas ações da XP Inc listadas na Nasdaq, com proteção à variação do dólar e 80% no Trend Pós-Fixado Master FIRF Simples

Aplicação Mínima: 500 reais

Cotização de Resgate: D+5

Liquidação de Resgate: D+3

Taxa de Administração: 0,05% a.a.

Taxa de performance: não tem

Alternativa

O fundo da gestora independente Vitreo, chamado Exponencial, irá investir 100% da carteira em papéis da XP no exterior assim que as ações começarem a ser negociadas na Nasdaq. Voltado para investidores qualificados, vai cobrar apenas taxa de administração, de 0,07% e não tem hedge cambial, diferente do fundo da XP. 

A gestora também criou um fundo que investe 20% do seu patrimônio no Exponencial e o restante em fundos DI com taxa zero. Chamado Exponencial Light, ele é voltado para investidores em geral e cobra taxa de administração de 0,056%. 

Lançados na semana passada, a Vitreo iria cobrar uma taxa de 10% sobre o resultado do fundo para qualificados que excedesse o CDI ou o Ibovespa, o que fosse maior.  Mas recebeu algumas críticas do mercado de que era “caro” para o que oferecia. Agora, passou a cobrar apenas taxa de administração, de 0,07%. Ou seja, setenta centavos para cada mil reais investidos ao ano. A taxa remunera o banco administrador do fundo, o Santander.

O Exponencial já atraiu mais de 12 mil clientes e captou 230 milhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Açõesaplicacoes-financeirasBancosbancos-de-investimentoCorretorasFundos de investimentoInvestimentos-pessoaisIPOsxp-investimentos

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 6 milhões nesta sábado; veja como apostar

Leilão de avião: modelo igual ao de Cristiano Ronaldo tem lances a partir de $ 5 milhões

IPVA 2024: 42% dos motoristas ainda não pagaram imposto

Nota Fiscal Paulista libera R$ 46 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro