EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
O volume de cheques sem fundos caiu 4,2% em agosto, na comparação com o mês anterior, informou nesta quarta-feira (20/9) a Serasa. De acordo com a entidade, a cada mil cheques compensados no mês passado, 20,4 foram devolvidos por falta de recursos disponíveis na conta corrente. Em julho, esse número era de 21,3 para cada mil cheques compensados.
Para os técnicos da Serasa, o aumento do emprego formal e do salário mínimo, somado aos reajustes salariais superiores à inflação, contribuiu para o crescimento da renda real dos brasileiros, e isso refletiu na redução do volume de cheques devolvidos. Além disso, a menor atividade econômica no segundo trimestre ajudou a reduzir a procura por crédito em relação aos períodos anteriores. Dos 142,9 milhões de cheques compensados em agosto, 2,91 milhões voltaram por falta de fundos.
Apesar da queda na comparação mensal, na relação com agosto de 2005, o volume de cheques devolvidos por falta de fundos aumentou 9,7%. Na ocasião, a cada mil cheques compensados, 18,6% voltavam por falta de fundos.
No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a alta é ainda maior - 17,4% em relação a 2005.
De janeiro a agosto, foram devolvidos 21,6 cheques a cada mil compensados, enquanto no mesmo período do ano passado esse número era de 18,4.