Minhas Finanças

Veja se o seu dinheiro foi realmente investido pelo banco

Ferramentas da Cetip, ampliadas com o novo site Cetip Meus Investimentos, mostram se seu investimento foi devidamente registrado pela corretora ou pelo banco


	Segurança: Ferramentas da Cetip mostram ao investidor se suas aplicações foram registradas pela corretora ou pelo banco
 (Thinkstock/Ossi Lehtonen)

Segurança: Ferramentas da Cetip mostram ao investidor se suas aplicações foram registradas pela corretora ou pelo banco (Thinkstock/Ossi Lehtonen)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2015 às 11h58.

São Paulo - A Cetip, empresa que realiza o registro, a negociação e a liquidação de títulos de renda fixa, acaba de lançar um portal que permite ao usuário consultar o registro de seus investimentos e simular a rentabilidade de diferentes aplicações financeiras.

O site Cetip Meus Investimentos abre ao investidor a possibilidade de verificar extratos online que mostram se os bancos e corretoras realizaram devidamente os registros e movimentações de debêntures, Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificados de Recebíveis do Agronegócio e derivativos.

As debêntures são títulos de dívidas de empresas. Os CRIs e CRAs são certificados que garantem ao investidor o direito de receber pagamentos em dinheiro com base em recebíveis (títulos que representam o dinheiro devido) originados por negócios relacionados aos setores agrícola e imobiliário.

Já os derivativos são investimentos que, como o nome sugere, derivam de um determinado ativo. Por exemplo, o contrato a termo de dólar, que é um tipo de derivativo registrado pela Cetip, garante ao investidor o direito de vender ou comprar dólares em uma data futura por um valor fixado no presente.

Investidores de Certificados de Depósitos Bancários (CDBs), Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e outros títulos bancários já podiam consultar o registro de seus investimentos desde 2013 por meio do Cetip | Certifica, um extrato mensal fornecido pela Cetip às instituições que comprova que cada investimento está registrado na Cetip em nome do investidor.

Carlos Ratto, diretor-executivo comercial e de produtos da unidade de títulos e valores mobiliários da Cetip, afirma que com o novo portal os investidores poderão confirmar que seus investimentos em CRIs, CRAs, debêntures e derivativos estão devidamente depositados na Cetip e poderão fazer o acompanhamento das posições e movimentações de ativos.

Ela acrescenta também que a verificação no portal Meus Investimentos não elimina a importância do extrato enviado pelas corretoras e pelos bancos.

Rendimentos

Outra funcionalidade do novo portal é o acesso à calculadora Cetip, que permite ao usuário simular a rentabilidade de investimentos atrelados à taxa DI. 

A taxa DI é definida a partir das taxas praticadas entre bancos na negociação de Certificados de Depósito Interfinanceiro (CDI) e tem comportamento semelhante à taxa Selic.

A maior parte dos CDBs, LCIs e LCAs, têm sua remuneração atrelada à taxa, ou mais especificamente a um percentual dela. Assim, ao comprar esse tipo de título no banco, normalmente a remuneração definida é um percentual da taxa DI, como 80%, 90% ou 100% da Taxa DI. 

A calculadora permite, portanto, que o investidor verifique o rendimento de um investimento para diferentes percentuais da taxa DI. Como não é possível mensurar qual será a taxa DI no futuro, a calculadora só permite simular a rentablidade de investimentos atrelados à taxa DI no passado. 

Portal também ajuda quem ainda não investe

O novo portal também traz diversas informações sobre as características dos investimentos que são registrados e negociados na Cetip. 

O site apresenta, por exemplo, um quadro comparativo que mostra a forma de remuneração, a tributação, o risco e os prazos de diferentes tipos de investimento.

Veja, no vídeo a seguir, como escolher um banco para investir em CDB, LCI e LCA:

[videos-abril id="178f1a9601aacb4e31b4cef7497d2488?autoplay=false&startoutput=720p" showtitle="false"]

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasCDBCetipDebênturesEmpresasEmpresas americanasImigraçãoLCALCIMercado financeirorenda-fixaservicos-financeiros

Mais de Minhas Finanças

Nova portaria do INSS suspende por seis meses bloqueio de benefícios por falta de prova de vida

Governo anuncia cancelamento do Bolsa Família para 1.199 candidatos eleitos em 2024

Nota Fiscal Paulista libera R$ 39 milhões em crédito; veja como transferir o dinheiro

Mega-Sena concurso 2.816: aposta de Indaiatuba (SP) ganha prêmio de R$ 37,3 milhões