Caixa: cerca de 10 milhões de inscritos no programa ainda não receberam a primeira parcela do auxílio emergencial (Rmcarvalho/Getty Images)
Karla Mamona
Publicado em 29 de maio de 2020 às 12h31.
Última atualização em 29 de maio de 2020 às 13h13.
A Caixa finaliza, nesta sexta-feira, 29, o pagamento do segunda parcela do auxílio emergencial no valor de 600 reais para 51 milhões de inscritos no programa. A previsão é que o calendário da terceira parcela seja divulgado em duas semanas.
Em entrevista coletiva Pedro Guimarães, presidente da Caixa, explicou que quem determina o calendário de pagamento é o Ministério da Cidadania em conjunto com o Dataprev.
“Eles determinam e a Caixa só realiza o pagamento. A ideia é que as pessoas recebam os pagamentos intercalados. Os calendários têm um espaçamento. Ninguém receberá duas parcelas de uma única vez.”
Além do calendário da terceira parcela, a Caixa deverá divulgar o pagamento da segunda parcela para 8,3 milhões de brasileiros. Estes tiveram o pagamento escalonado pela data de aniversário. Nesta sexta-feira, os nascidos em dezembro receberem a primeira parcela.
O presidente da Caixa lembrou ainda que cerca de 10 milhões de inscritos no programa ainda não receberam a primeira parcela do auxílio emergencial. Segundo Guimarães, os dados estão sendo analisados pelo Dataprev. Destes, metade fez o pedido novamente após terem o pagamento negado por inconsistência de dados. A expectativa é que para este lote o calendário também seja divulgado em 15 dias.
EXAME Research — 30 dias grátis da melhor análise de investimentos
O calendário do pagamento da terceira parcela para o Bolsa Família já foi divulgado. E assim como os demais, seguirá Número de Identificação Social (NIS).