EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
Em apenas um mês, o valor de mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sofreu uma queda equivalente a todo o setor bancário brasileiro. A perda foi de, aproximadamente, 206,7 bilhões de reais no período de 9 de maio a 9 de junho.
O levantamento, realizado pela consultoria Economática, demonstrou que o setor mais prejudicado com a volatilidade do mercado acionário nas últimas semanas foi o dos bancos. A perda chegou a 47,9 bilhões de reais. Segundo a consultoria, esse resultado é equivalente, por exemplo, ao valor de mercado do Banco do Brasil.
A segunda maior queda foi registrada entre as empresas de petróleo e gás: chegou a 38,7 bilhões de reais no período.
Valor em alta
Nesse cenário, o único setor que teve seu valor de mercado em alta foi o de agronegócio representado por apenas três empresas na análise. O crescimento no período foi de 68 bilhões de reais.
De acordo com a Economática, há dois anos o Ibovespa não apresentava queda tão elevada em períodos de 30 dias. Entre 9 de maio e 9 de junho, o índice sofreu uma redução de 16,45%. Em 17 de maio de 2004, a queda chegou 16,75%. O resultado atual é a décima primeira maior queda desde o início do governo Lula, em janeiro de 2003.