Tirar os pertences da caixa e organizar é um dos principais problemas relatados pelos brasileiros durante a mudança | Foto: Thinkstock (SolisImages/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 29 de setembro de 2021 às 19h33.
Última atualização em 29 de setembro de 2021 às 20h00.
A pandemia acelerou o hábito de mudança de casa pelos brasileiros. No QuintoAndar, startup que opera a maior plataforma de aluguel do país, um levantamento com brasileiros que mudaram de casa nos últimos cinco anos apontou que mais da metade realizou a troca depois que a covid-19 chegou ao país, em março de 2020.
O QuintoAndar tem mais de 50 bilhões de reais em ativos sob gestão no mercado de aluguel, em mais de 120.000 contratos ativos. Tem fechado mais de 10.000 novos contratos mensalmente.
A principal razão para a mudança nos últimos cinco anos, ou seja, em um período que vai além da pandemia: a busca por mais espaço, que foi citada por três em cada dez pessoas (ou 30% em termos percentuais).
*Respostas múltiplas.
O mesmo levantamento revelou os principais obstáculos de quem se muda, em diferentes momentos. Um dos objetivos da pesquisa é alertar os brasileiros para os problemas que vão enfrentar, de modo a antecipá-los e evitá-los. Os desafios se concentram antes da mudança em si, com 39,3% das ocorrências. Veja mais abaixo:
*Respostas múltiplas.
Os problemas durante a mudança foram mencionados por 34,9% dos brasileiros.
*Respostas múltiplas.
Por fim, um em cada quatro brasileiros — 23,9% para ser exato — reclama de problemas no momento depois da mudança.
*Respostas múltiplas.